O que é nova museologia?

Sabemos que vocês gostam de museus, e sabemos ainda mais que vocês gostam de aprender. Então porque não aproveitar agora para aprender o que é Nova Museologia

Este é um conceito bastante importante para entendermos melhor as estruturas dos museus hoje. Assim como prever as principais tendências de mudanças para o futuro.

Nós do Click Museus preparamos uma aula completa sobre o assunto. 

Vamos conferir?

O que é Nova Museologia?

O conceito de Nova Museologia surge com o objetivo de trazer padrões teóricos e metodológicos para transformar a estrutura dos museus no Século XXI.

Tudo se inicia por conta da conscientização de que a maioria dos museus até o século passado, e muito ainda hoje, são criados apenas para entregar uma aparência de status. Ou seja, a pessoa tinha uma coleção que mostrava que ela tinha dinheiro para manter um acervo.

Obviamente o acesso era restrito para uma classe de pessoas ou mesmo com valores para entrada um tanto quanto caros.

O conteúdo então era criado de objetos de pessoas de elite para outras pessoas de elite.

A ideia da Nova Museologia é conseguir entregar um acesso mais democrático ao conhecimento. O objetivo é que agora, os excluídos também tivessem voz ativa em todo o processo, não só o acesso, mas também fazer parte do acervo.

Assim, podemos ver exibidas peças de grande importância em lugares públicos e entradas gratuitas em várias instituições. Mas além disso, temos exposições de trabalhos de classes sociais que antes eram completamente excluídas do processo.

O processo se torna ativo na sociedade acompanhando o movimento cultural. Tudo para entregar uma arte do povo e para o povo.

Então é isso, esperamos que você tenha entendido o que é Nova Museologia e tenha se inspirado. Mas qualquer outra dúvida sobre o tema estamos à disposição para ajudar, ok?

Até a próxima!

Read Previous

Exposição “Sopros” na Japan House (SP)

Read Next

O que pode significar um novo ano para os museus?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.