Museu Nacional vai restaurar o Jardim das Princesas

O que hoje é um espaço abandonado e restrito, antes já fora zona recreativa de duas princesas brasileiras: Isabel e Leopoldina. Filhas de Dom Pedro II, as princesas passeavam pelo jardim privativo durante seu tempo livre e praticavam atividades como artesanato e jardinagem.

foto: Márcia Foletto

Além de ser um espaço de lazer e contemplação, o jardim dá destaque a ornamentações que contam com três bancos largos e oito pequenos (constando em um deles a data de batismos da Princesa Isabel). Há também chafarizes, muros enfeitados com mosaicos e passagens utilizando a técnica de embrechamento, que consiste em incrustar conchas, pedras, fragmentos de louça, entre outros materiais, no cimento fresco.

O Jardim restrito, que está localizado na lateral esquerda do “Museu Nacional” (antes palácio), já fora cobiçado para atividades culturais, mas devido ao baixo orçamento, nunca fora possível restaurá-lo para dar acesso ao público. Porém, desta vez, a tarefa já faz parte da reconstrução de todo o palácio.

Veja imagens do Museu Nacional antes do incêndio - TNH1
Foto: Wikipédia Museu Nacional

“Além do trabalho feito pelas princesas, há relatos de que Albert Einstein teria plantado uma árvore ali quando visitou o Museu, em 1925. Queremos resgatar essa história e vamos realizar um trabalho arqueológico e estrutural para isso. A visitação nunca foi possível, porque infelizmente o local está muito deteriorado; mas ele é muito especial, tem grande valor histórico e precisa ser cuidado”, destacou o diretor do Museu Nacional, o paleontólogo Alexander Kellner.

Fotógrafo brasileiro vence concurso internacional com imagens do Cerrado

Mapa mostra a conquista do direito ao voto das Mulheres