Museu Freud em Londres: A última casa do pai da psicanálise

Frente do Museu Freud – Foto: https://www.freud.org.uk/visit/sobre-o-museu-freud/

O Museu Freud é a casa onde Sigmund Freud, considerado o fundador da psicanálise, morou durante o último ano da sua vida com sua família, localizada em Londres (Inglaterra). Dedicado a vida e obra do psicanalista, o museu realiza diversas exposições que variam arte e exibições com o tema psicologia, além de oferecer cursos e encontros de pesquisa. Ao redor do mundo, já existem três museus dedicados a Freud, um deles em Pribor, República Tcheca, na residência onde ele nasceu; outro em Viena, na Áustria, na casa em que ele viveu a maior parte de sua vida; e, por fim, em Londres.

Sigmund Freud nasceu em 1856 em um município pertencente ao Império Austríaco, graduou-se em medicina e iniciou seus estudos em psiquiatria na França, ao lado de outros médicos. A partir da observação de diversos casos, Freud desenvolveu a psicanálise como um “método” de tratamento que destacava a fala, emoções, sentimentos, impulsos, sonhos e pensamentos do paciente, relembrando fatos de sua infância, memórias e relações com seus pais. A teoria pretende explicar o funcionamento da mente humana, investigando não somente a vida pessoal e individual, mas também a pública social. Freud revolucionou o modo de compreensão do ser humano, tornando a psicanálise profundamente estudada por outros psiquiatras, psicólogos e filósofos, além de ser muito aplicada na clínica de psicoterapia.

Quando Freud chegou em Londres, depois de conseguir escapar dos ataques nazistas na Alemanha, ele ficou hospedado por um tempo na Elsworthy Road e por fim se mudou para Maresfield Gardens, onde o museu está situado. Em escritos do psicanalista, ele relata que a recepção na capital inglesa foi acolhedora. A casa foi montada em uma recriação mais próxima possível da sua casa de Viena, com suas antiguidades e tapetes nos mesmos locais. O filho de Freud, Ernst, um arquiteto de sucesso que já morava e trabalhava em Londres, fez planos para melhorar a casa e o conforto do pai. A parede entre o escritório de seu pai e a biblioteca foi derrubada para criar um espaço de trabalho aberto, um elevador foi instalado e o jardim dos fundos foi reformado, para que a família se sentasse do lado de fora sob um teto.

Mesmo que ele tenha morrido um ano depois de se mudar para a casa, sua filha, Anna Freud, continuou na casa até 1982, quando morreu. Após a morte de Freud, Anna Freud continuou a viver na com sua mãe, sua tia e uma amiga. A casa de Freud não sofreu muitas alterações, embora fosse usada pela família diariamente como um espaço comunitário. Suas antiguidades, livros e obras de arte permaneceram nas prateleiras, com Anna pegando algumas coisas do escritório do pai para colocar no seu. O desejo da filha de Freud era que a casa virasse um museu depois que morresse, de modo que deixou essas instruções em seu testamento. O museu foi aberto ao público em julho de 1986, completando 34 anos de atividade em 2020.

As casas-museus são consideradas uma tipologia especial de museu, pois representam como determinadas pessoas viveram em diferentes épocas e permitem maior conhecimento dos moradores e sociedade através da arquitetura, móveis, objetos e história de cada acervo e local. Preservando a memória de personagens históricos, artistas e escritores, as casas-museus desempenham papel fundamental para um contato mais pessoal com a história dessas pessoas assim como de seu trabalho.

Como parte do acervo, há itens valiosos que marcaram a vida e trabalho de Freud, como o divã, famoso por ser o local onde o paciente se sentava de costas, sem olhar para o psicanalista enquanto falava de sua vida. O psicanalista também foi um grande colec

ionador de obras de arte e antiguidades, com cerca de 2.500 itens, que ficavam amontoadas por toda a sua casa, criando um espaço semelhante a um museu muito antes do estabelecimento do Museu Freud. Essas coleções desempenharam um papel fundamental na criação de suas teorias, uma vez que através desses objetos ele conheceu e estudou intensamente outras sociedades.

O Museu Freud, assim, tem como missão promover os legados intelectuais e culturais de Sigmund e Anna Freud para o aprendizado e diversão de todos, além de valorizar a ciência e educação. Você pode acessar o tour virtual disponível no site: https://www.freud.org.uk/visit/virtual-tour/

Divã do Freud – Foto: https://www.freud.org.uk/visit/sobre-o-museu-freud/
Mesa do escritório de Freud – Foto: https://www.freud.org.uk/visit/sobre-o-museu-freud/

MAC-PR promove webinário “museus + curadoria + universidades: práticas desobedientes, situadas e em redes” no mês de novembro.

Artista visual performático Jonatha Cruz