Após nove anos de fechamento, o Museu do Ipiranga, preparou três exposições gratuitas que podem ser visitadas nas estações Luz, Sé e República do metrô de São Paulo até dia 19 de junho.
Cada estação recebe um programa diferente. A exposição contará a história do Museu Paulista, a formação da cidade de São Paulo e a pintura mais famosa do acervo do museu, Independência ou Morte de Pedro Américo.
O horário de visitação está sujeito ao horário de funcionamento da estação, das 4h40 à 0h00.
As exposições são resultado de parceria firmada entre o Metrô e a USP, com apoio do Escritório de Desenvolvimento de Parcerias da USP.
As exposições Novo Museu do Ipiranga (Estação Sé), São Paulo – Território em Construção (Estação Luz) e A Independência do Brasil na Tela: Imaginando o Grito do Ipiranga (Estação República).
Sobre o Museu
Na primeira exposição na Estação da Sé, o público conhecerá mais sobre o novo museu do Ipiranga por meio de informações sobre seus projetos e novos espaços: 49 salas de exposições, auditório para 200 pessoas, sala de aula e Educalab (para atividades educativas), em além da reativação do mirante, loja e café, que efetivamente dobrou sua área útil. A exposição começou em outubro de 2019 no Observatório da Obra, instalado nos jardins do Parque da Independência, para mostrar o andamento da reforma. “Em termos da exata extensão da restauração das fachadas, elas foram reveladas”, lembra Solange, acrescentando que as imagens foram acompanhadas de minidocumentários como o Diário do Novo Museu. Conforme informou a professora, o acervo de documentários foi e estará disponível para o público em geral.
Fonte : USP
Foto: Estadão