Curso on-line
Datas: 25 e 26 de novembro (segunda e terça-feira)
Horário: das 18h às 21h
Carga horária: 6h
Vagas: 500
Local: O curso será realizado em ambiente virtual, por meio do perfil do Museu do Ipiranga na plataforma YouTube.
Inscrições gratuitas: De 30/10 a 20/11 neste link. Professores e alunos devem preencher a ficha de inscrição no link informado e encaminhar a cópia do documento de vínculo institucional via e-mail: apoioacadmp@usp.br.
Informações: e-mail: apoioacadmp@usp.br, tels. (11) 2065-8075/6644
Queimadas, enchentes, temperaturas extremas, secas, escassez de água: a situação atual de emergência climática nos desafia a repensar a ideia de progresso que nos trouxe até aqui.
Neste curso, discutiremos como a arte pode sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade frente à crise ambiental. A partir da análise de obras do acervo histórico do Museu Paulista, veremos como representações visuais ajudaram a construir e consolidar um imaginário de progresso – ao mesmo tempo em que evidenciam processos de degradação ambiental e social ao longo do tempo.
As aulas incentivam ainda uma reflexão crítica sobre o papel dos museus na criação de novos imaginários e na ampliação da nossa compreensão sobre diferentes formas de habitar o mundo.
O curso é online e transmitido ao vivo. Para obter o certificado, os alunos deverão assinar a lista de presença em ambos os dias do curso.
Ministrantes:
Profa. Marcela Rosenburg Figueiredo
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Arquitetura e Urbanismo também pela UFMG. Co-fundadora do grupo Micrópolis. Professora substituta do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Prof. Vítor Roscoe Papini Lagoeiro
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e co-fundador do grupo de arquitetura e urbanismo Micrópolis.
Prof. Felipe Carnevalli De Brot
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição (NPGAU) e mestre em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS – Paris, França). É editor da Editora Piseagrama, co-fundador do grupo Micrópolis e pesquisador no grupo de pesquisa-extensão Cosmópolis (UFMG).
Programa:
Módulo 1: Narrativas e contra narrativas
- Narrativas históricas e colonialidade do saber
- A problemática das imagens
- Rever as imagens, repensar a história e criar novos imaginários
Módulo 2: Cidades e emergência climática
- Monocultura do pensamento, urbanização extensiva
- Crise climática como crise cultural
- Abrir o mundo a outros mundos
- Reflorestar a imaginação através da arte
Fonte e Texto: Museu do Ipiranga