Curso: Narrativas históricas do Brasil – Representações e Imaginários
Curso on-line
Datas: 7 e 8 de outubro (segunda e terça-feira)
Horário: das 18h às 21h
Carga horária: 6h
Vagas: 500
Público-alvo: professores e alunos da rede pública, com ênfase na rede pública universitária. Interessados em geral.
Inscrições gratuitas: até 3/10 neste link. Professores e alunos devem preencher a ficha de inscrição no link informado e encaminhar a cópia do documento de vínculo institucional via e-mail: apoioacadmp@usp.br.
Informações: e-mail: apoioacadmp@usp.br, tels. (11) 2065-8075/6644
Pinturas, filmes, desenhos e outras representações visuais do passado frequentemente expressam a perspectiva do período em que foram criadas. Revisitar e reinterpretar essas obras de maneira crítica é fundamental para compreender aspectos ignorados ou distorcidos, além de dar visibilidade às diversas narrativas que moldaram a história do Brasil.
Neste curso, você acompanhará o processo curatorial das exposições Uma História do Brasil e Passados Imaginados, que discutem as representações visuais da história brasileira e paulista, traçando paralelos com a história da cultura e da arte. Também investigaremos como essas imagens foram apropriadas pelos livros didáticos, incentivando uma análise crítica de seu uso na educação.
As aulas serão remotas e transmitidas ao vivo. Para obter o certificado, os alunos deverão assinar a lista de presença em ambos os dias do curso.
Ministrantes:
Profa. Michelli Scapol Monteiro
Doutora em História da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade de São Paulo, atua nos campos de museologia, história cultural, história urbana, arquitetura brasileira e patrimônio cultural.
Profa. Thais Chang Waldman
Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Museu Paulista (MP/USP) junto ao Projeto Temático FAPESP “Coletar, identificar, processar, difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento”.
Programa:
1. Museus de história, artes plásticas e representações do passado
2. A pintura de história em circuito: dos museus aos livros didáticos
3. Os contatos entre indígenas e portugueses na pintura de história
4. A cidade de São Paulo representada no Museu: pinturas e a grande maquete de gesso
5. A curadoria de “Passados Imaginados”
Fonte, foto e texto: Museu do Ipiranga