Acessibilidade em Foco: Experiências e Protagonismos em Museus e Espaços Culturais
Evento presencial
Data: Sábado, 25 de outubro
Horário: 15h (Credenciamento a partir das 14h, com entrada permitida até 15h15)
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Inscrições gratuitas: até 19/10 neste link
Vagas: 200
Evento acessível em Libras
Classificação livre
Garantir acessibilidade em instituições culturais é fundamental para ampliar o acesso à cultura e construir espaços mais democráticos e socialmente responsáveis.
Buscando fortalecer essa discussão, o Museu do Ipiranga convida para a roda de conversa Acessibilidade em Foco: Experiências e Protagonismos em Museus e Espaços Culturais, uma reflexão coletiva sobre os desafios e avanços da acessibilidade em museus e espaços culturais, considerando aspectos expositivos, educativos e programáticos.
Profissionais especializados no tema compartilharão suas experiências, práticas e perspectivas, reforçando a importância de reconhecer pessoas com deficiência não apenas como público, mas como protagonistas na criação de instituições mais inclusivas e representativas.
Encerrando o evento, às 17h, a performance “Saindo do casulo” celebra a força e a delicadeza da mulher em uma dança inclusiva que une bailarinas com e sem deficiência. Entre movimento e poesia, o espetáculo traduz em corpo e cor o voo da liberdade e da transformação.
O evento marca os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão.
Conheça os convidados:
Nicole Palucci Marziale (Mediação)
Educadora no Museu do Ipiranga. Doutora em Artes pela USP.
Denise Cristina Carminatti Peixoto
Responsável pelo projeto de acessibilidade expográfica durante a reabertura do Museu do Ipiranga, em 2022. Supervisora da Seção Técnico-científica de Educação, Museografia e Ação Cultural do Museu Paulista da USP. Bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo, com especializações em Educação Ambiental e Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), além de mestrado em Arqueologia com ênfase em Educação pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.
Daniel Freitas
Artista plástico, educador e arteterapeuta. Atua como consultor em acessibilidade em empresas, escolas e espaços culturais, como Museu Paulista e Pinacoteca do Estado. Professor de artes visuais na EMIA, atuou em instituições como Laramara, Rede Lucy Montoro e Instituto Olga Coz. Autor do livro Caminhos da Arte na reabilitação visual.
Péricles Silveira
Gestor cultural, dramaturgo e ativista DEF. Diretor artístico do Coletivo Libertas, coordenador de acessibilidade do Cultura Inglesa Festival, professor convidado em cursos de acessibilidade para gestão cultural e consultor em projetos artísticos anti capacitistas.
Junte-se a nós nesta reflexão!
Fonte e texto: Museu do Ipiranga
Comentários