Museu de Imagens do Inconsciente reabre ao público a exposição Nise da Silveira (grátis)

Museu de Imagens do Inconsciente comemora seus 70 anos com novas instalações, e reabre ao público com a Ocupação Nise da Silveira, exibida no Itaú Cultural

Exposição com o acervo pessoal da humanista rebelde, filósofa do inconsciente e psiquiatra, que negou a loucura como doença para tratá-la com arte, inaugura um novo espaço do Museu, com a revitalização e incorporação do prédio anexo, fechado há cinco anos. Na sede, será aberta também a exposição de longa duração “Do Asilo ao Parque – 70 anos de história”, além de uma programação cultural gratuita, com dança, teatro e roda de samba.

O Museu de Imagens do Inconsciente e o Itaú Cultural, em celebração aos 70 anos do Museu de Imagens do Inconsciente, vão inaugurar no dia 10 de setembro de 2022, a partir das 11h, a exposição Ocupação Nise da Silveira, com centenas de peças do acervo pessoal da Dra. Nise da Silveira (1905-1999), como cartas, fotografias e manuscritos, além de 16 pinturas de artistas que frequentaram os ateliês criados pela genial psiquiatra em 1946, e ainda vídeos, como o documentário “Imagens do Inconsciente” (1983-1986, 205 min), de Leon Hirszman, o raro registro da Dra. Nise caminhando com Carl Gustav Jung (1875-1961), durante o II Congresso Internacional de Psiquiatria, realizado em 1957, em Zurique, Suíça, e a animação premiada “Estrela de oito pontas” (1996, 12 min), com imagens e histórias de Fernando Diniz, um dos artistas do ateliê da Dra. Nise, dirigido por Marcos Magalhães.

Ocupação Nise da Silveira, que tem curadoria de Luiz Carlos Mello – diretor do MII – e do Itaú Cultual, marca a inauguração do Espaço Almir Mavigner, prédio com 1 mil metros quadrados de área expositivaanexo à sede, após obras de revitalização, financiadas graças aos recursos do Itaú Cultural, do BNDES e da Prefeitura do Rio, e que agora integra o Museu de Imagens do Inconsciente. Almir Mavigner (1925-2018) foi o artista que criou com a Dra. Nise os ateliês terapêuticos.  A Ocupação Nise da Silveira ficará ao menos um ano em cartaz.

No mesmo dia 10 de setembro, será aberta às 13h30, no edifício-sede do Museu de Imagens do Inconsciente (Espaço Humberto Franceschi) a exposição de longa duração Do asilo ao Parque: 70 anos de história”, com mais de 70 pinturas e esculturas dos artistas que frequentaram os ateliês de Dra. Nise, selecionadas pelo curador Luiz Carlos Mello e Eurípedes Júnior, que trabalhou com ela, e é vice-presidente da Sociedade de Amigos do MII. Haverá ainda uma programação cultural, com apresentação da Cia. Luar de Dança (11h, no Espaço Almir Mavigner), do grupo teatral Os Inumeráveis (13h, Espaço Humberto Franceschi), performance de Arlindo Oliveira, do ateliê do Museu Bispo do Rosário (14h, Espaço Humberto Franceschi), e a roda de samba com o bloco de carnaval Loucura Suburbana, com participação especial de Mestre Siqueira (15h, Bosque D. Ivone Lara).

CÁTEDRA NISE DA SILVEIRA E NOVA EDIÇÃO DO LIVRO IMAGENS DO INCONSCIENTE

Às 11h55 de 10 de setembro será assinado o protocolo da Cátedra Nise da Silveira na Universidade Federal de São João del Rey, em Minas, e em seguida haverá o lançamento da edição revista do livro Imagens do Inconsciente (Editora Vozes em parceria com a Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente), de Nise da Silveira, considerado um marco na psiquiatria.

Ocupação Nise da Silveira
Museu de Imagens do Inconsciente
Rua Ramiro Magalhães, 521
Engenho de Dentro, Rio de Janeiro (RJ)
Abertura para convidados e público: dia 10 de setembro de 2022 (sábado), às 11h

Visitação: terças-feiras a sábado, das 10h às 16h
Classificação indicativa: Livre
Entrada: gratuita
Acessível em Libras

As práticas museológicas no “novo normal”

MASP oferta encontro online: Educação para a Diversidade (grátis)

• Tenho interesse em receber notícias do Instituto Nise da Silveira .

• Sou psicóloga e fui estagiária do CPII de 1993 a 1995. Tenho interesse em saber dos eventos .