Descrição do evento
As inscrições serão realizadas de 5 a 12 de junho ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro).
No dia de realização da atividade, serão disponibilizados ingressos presenciais na bilheteria, a fim de preencher eventuais vagas de quem se inscrever previamente e não comparecer.
“São Paulo é Terra Indígena” é o tema da primeira aula aberta do Projeto de Formação em Museologia Intercultural para Lideranças Indígenas, com a presença de representantes do MCI, da ACAM Portinari, do Instituto Maracá e do Conselho Aty Mirim.
Embora a história oficial tenha invisibilizado a contribuição e a presença indígena em São Paulo, são notáveis as populações autóctones que habitam diversas regiões do Estado. O Censo de 2022 contabilizou 55 mil pessoas autodeclaradas indígenas, principalmente das etnias Guarani Mbya, Kaingang, Krenak, Terena e Tupi-Guarani, que habitam o Litoral, Vale do Ribeira, Oeste Paulista e Região Metropolitana da capital. A partir disso, serão abordados os seguintes tópicos:
– a proposta inovadora de gestão compartilhada com protagonismo indígena;
– o caráter dialógico, participativo e de expressão de diversas vozes e culturas;
– o diálogo intercultural entre povos originários e não-indígenas;
– articulação, pesquisa, fortalecimento e comunicação de histórias e memórias de resistência e resiliência indígenas; e
– a arte indígena e produções artísticas, intelectuais e tecnológicas dos diversos povos e etnias em São Paulo.
Sobre o Projeto de Formação em Museologia Intercultural para Lideranças Indígenas
Consiste em ciclos e seminários de formação patrimonial dos conselheiros indígenas do Museu das Culturas Indígenas, que aprofundam temas da museologia social, preservação de memórias, constituição de acervos e preparam as ações extramuros da instituição.
Essa atividade é realizada pelo Instituto Maracá em parceria com o Museu das Culturas Indígenas, instituição administrada via Contrato de Gestão pela Organização Social de Cultura (OSC) Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), através do Edital Fomento CultSP – PNAB nº 36/2024 – Manutenção e Modernização de Museus, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo (SCEIC-SP), por meio do conjunto de mecanismos do Fomento Estadual de São Paulo, denominado Fomento CultSP, composto pelos editais do Programa de Ação Cultural (ProAC) e pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
INSCREVA-SE NO LINK
Data: 12/06/2025, quinta-feira
Local: Museu das Culturas Indígenas | 7º Andar
Horário: das 09h às 12h
Vagas: 20 (vinte)
Entrada: gratuita, mediante inscrição
Classificação: Livre
Informações: (11) 3873-1541
Observações:
– as inscrições serão realizadas de 5 a 12 de junho ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
– ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
– apenas crianças de colo, com até 24 meses incompletos, não necessitam de inscrição, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
– no dia de realização da atividade, serão disponibilizados ingressos presenciais na bilheteria, a fim de preencher eventuais vagas de quem se inscrever previamente e não comparecer;
– para maior comodidade, aconselhamos chegar com 30 minutos de antecedência do horário da atividade;
– a entrada/participação de crianças menores de 12 anos só é permitida se acompanhada de um responsável maior 18 anos de idade;
– para conforto e segurança de todos os participantes, não é permitida a entrada com malas, mochilas, dentre outros tipos de bolsas grandes. Pedimos a gentileza de consultar a disponibilidade e utilizar nosso guarda-volumes, localizado no Térreo/Recepção. Bolsas de amamentação ou com medicação são as únicas exceções permitidas.
Fonte e texto: Museu das Culturas Indigenas
Comentários