Com o intuito de retratar as histórias de vida de pessoas que buscam oportunidades, inclusão social e, sobretudo, respeito para si e para com seus sonhos, o Museu da Pessoa desenvolveu o Projeto “Diversidade e Inclusão”. A iniciativa conta com o patrocínio incentivado, pelo segundo ano consecutivo, da EY Brasil, uma das maiores empresas de serviços profissionais do mundo.
Como resultado desse trabalho foram feitos os registros audiovisuais de 10 histórias de vida de pessoas que se relacionam com o tema e, a partir desse material, foram montados 10 vídeos curtos e uma série de podcasts.
Confira a seguir as histórias de vida e os episódios de podcast das 10 pessoas entrevistadas:
Vitor Hugo Saito Silva
André Meira Marinho
Fabiana da Fonseca Montes
Mariana Rodrigues Cerbelheira
Simone Camargo Rocha
Edson Cavalcante Pinheiro
Sônia Maria Alves Souza
Rosângela Ribeiro Mucci Barqueiro
Tiago Henrique de Oliveira Camilo
Luiz Henrique da Cruz Ribeiro (Ricky Ribeiro)
Ricky Ribeiro, fundador do Mobilize Brasil e portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), foi um dos entrevistados pelo projeto. Em seu depoimento, ele conta que “pouco tempo depois que a cadeira de rodas motorizada chegou me perguntaram onde eu gostaria de ir em meu primeiro passeio. Sem titubear, respondi que seria na Avenida Paulista num domingo. Afinal, a Paulista aberta à população, aos pedestres, bicicletas e livre dos carros havia sido uma luta minha e do Mobilize, ao lado de tantas outras organizações em prol da mobilidade urbana sustentável. Eu senti uma realização indescritível ao circular com a minha cadeira motorizada na ciclovia que se tornou um símbolo de São Paulo e fiquei feliz da vida ao ver minha sobrinha Nicole, então com quatro anos, explorar tudo quanto é lugar com sua pequena bicicleta.”
A produção deste projeto foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, no contexto do Plano Anual de Atividades do Museu da Pessoa (PRONAC 20.4741), por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com patrocínio da EY Brasil e realização do Museu da Pessoa.
“Nesta edição, mergulhamos em histórias de vida de pessoas com deficiência que querem ser ouvidas pelo o que, simplesmente, são: pessoas. O projeto Diversidade e Inclusão buscou traçar um panorama das vivências também de quem convive e cuida de PCD’s, bem como quem tem a missão de ajudá-los em sua trajetória profissional”, comenta Rosana Miziara, relações institucionais e governamentais do Museu da Pessoa.
“De forma contínua e sustentável temos dedicado esforços para avançar com nosso compromisso de acelerar a diversidade, equidade e inclusão – fazendo da EY um lugar onde as diferenças são valorizadas e as pessoas se sintam seguras para serem elas mesmas e contribuir com o seu melhor. Ficamos orgulhosos em possibilitar o compartilhamento de histórias que inspiram a mudança social que precisamos a fim de que mais empresas e pessoas aliam-se ao propósito de construir um mundo mais inclusivo para todos”, encerra Maithe Paris, líder em Diversidade, Equidade e Inclusão e Responsabilidade Corporativa da EY para América do Sul.