Sinopse da ação:
Data: 11.1.2023
Horário: 19h
Valor: Grátis
A artista Aline Motta parte da história de sua família para analisar as violências, apagamentos e resistências da formação social brasileira.
Na trilogia de vídeos composta por Pontes sobre abismos (2017), Se o mar tivesse varandas (2017) e (Outros) Fundamentos (2017-2019), arquivos pessoais, documentos oficiais e relatos orais são embaralhados com filmagens realizadas em Cachoeira, na Bahia; Lagos, na Nigéria; Berlim, na Alemanha, além de diferentes regiões no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em Portugal e em Serra Leoa.
Editados por montagens fragmentárias e narrados em múltiplas temporalidades, os trabalhos estabelecem conexões entre o passado e o presente, bem como projeções para o futuro, em uma abordagem interseccional sobre questões de gênero, raça e classe.
A trilogia entrelaça narrativas públicas e privadas, utilizando a especulação e a poesia como forma de investigação sobre as formas de construção e preservação da memória.
A conversa será transmitida pelo canal do MASP no YouTube.
Sobre o MASP
MASP Conversas é um programa que organiza debates públicos entre artistas e coletivos participantes de algumas das exposições do museu, juntamente com seus curadores. Processos criativos, temáticas dos trabalhos em exibição e elaborações curatoriais para as mostras são algumas das abordagens possíveis nestes encontros. Como parte dos programas públicos, o MASP Conversas complementa as palestras e os seminários, sempre relativos aos ciclos curatoriais do museu.
Fonte, foto e texto: MASP
One Comment
Tenho muito interesse em ouvir as impory reflexões propostas