MAB FAAP apresenta retrospectiva do Argentino Tec (grátis)

Produções do artista, conhecido por pinturas nas empenas de prédios e intervenções no asfalto da cidade de São Paulo, poderão ser apreciadas a partir de 24 de agosto 

O MAB FAAP abre ao público em 24 de agosto a exposição Urbana com cerca de 40 obras do artista argentino Tec, conhecido, principalmente, por suas intervenções no asfalto e nas empenas da cidade de São Paulo, como o grande mural “Cabeça Urbana”, que pode ser visto por quem passa pelo Minhocão. A mostra é um balanço inédito da trajetória do artista, que reúne trabalhos que extrapolam a técnica tradicional – sobre tela, com uso de tinta acrílica – e ganham destaque em outras superfícies, como murais, fotografias, instalação, site-specific e vídeo. 

As obras de Tec retratam muito do que o artista vê por São Paulo, cidade onde vive há mais de 10 anos. A rua é sua principal fonte de inspiração. “É evidente a influência da cidade em minhas obras. Tento traduzir a questão do urbanismo, o caos de uma megalópole, a tipografia espalhada pelas ruas, em desenhos figurativos exagerados, sem proporções”, explica ele, enfatizando que não cria uma mensagem por trás de cada obra, mas deixa a interpretação livre para o espectador. 

Sobre o artista 

A combinação de suportes e técnicas é a tônica do trabalho do artista cordobês, que faz da rua sua fonte de inspiração estética. Tec explora a ambiguidade dos espaços públicos e privados da arte, usando métodos diversos: intervenção performática, instalação de site specific e filmagem de ação. Conhecido internacionalmente com a mostra “De Dentro e De Fora”, realizada em 2011 no Museu de Arte de São Paulo (MASP), Tec expôs seus trabalhos em outras instituições de grandes cidades, como Museo Caraffa, em Córdoba, Argentina, Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, além de galerias em Nova York, Washington, Barcelona, Berlim e Colônia. Recebeu o prêmio Konex 2022, na categoria Artes Visuais em Espaços Públicos. 

Site: tecfase.com

Instagram: @tecfase

Sobre a curadora 

Curadora e jornalista, Laura Rago é pós-graduada em Jornalismo Cultural e em Arte: Crítica e Curadoria. Também tem graduação em História. Foi curadora e co-curadora da coletiva digital “Comuna SP” (2021), no Festival A Cidade Precisa de Você, “Reconstrução” (2021), do artista Daniel Melim, na Fundação Iberê Camargo, “Segue em Anexo”, exposição digital em parceria com o Museu Nacional da República, em Brasília, e “Xilografitti” (2022), coletiva no Sesc Consolação, entre outras. Hoje é curadora-adjunta e coordenadora da 40ª edição do Arte Pará. É curadora, pesquisadora e coordenadora de comunicação na Academia de Curadoria. Desde 2015, representa o artista Tec e com ele desenvolve, há mais de 10 anos, o Projeto Arte e Educação com crianças da rede pública de ensino.  
Instagram: @laurarago__ 

Sobre o MAB FAAP 

Desde que abriu suas portas pela primeira vez em 10 de agosto de 1961, com a mostra “Barroco no Brasil”, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) se comprometeu a incentivar e divulgar a arte brasileira. Além de seu acervo próprio que conta com mais de 3 mil obras de arte a partir do final do século 19, no decorrer dos últimos anos, abrigou exposições marcantes para a história da cultura do País, como a exposição “Toyota – O Ritmo do Espaço” premiada pela APCA em 2018. Em 2015, foi criada a Coleção MAB-Moda que reúne vestimentas, bonecas e acessórios de estilistas contemporâneos brasileiros, fortalecendo o vínculo entre o museu e a moda, que desde 1989 esteve presente por meio de desfiles e exposições vinculadas ao tema. Cabe destacar que além da pesquisa e organização de exposições de temas pertinentes às artes visuais brasileiras, o MAB incorporou a apresentação de mostras de arte internacional com temáticas de interesse geral que trazem experiências significativas ao público e ampliam a compreensão do fazer artístico e cultural. 

Exposição Urbana 

Período de visitação: de 24 de agosto a 9 de outubro de 2022 

Horário: Segundas, quartas, quintas e sextas das 10h às 18h – última entrada às 17h30. 
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h – última entrada às 17h30. 
Fechado todas as terças-feiras, mesmo quando feriado. 

Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis – SP 

Informações: (11) 3662-7198 

Entrada: Gratuita 

@mabfaap 

Fonte, foto e texto: FAAP

Read Previous

Analista de Marketing- Ballet Paraisópolis

Read Next

Museu de Arte Sacra convida: ações com a participação do artista Diego Rimaos (grátis)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.