Se você já pensou em estudar História da Arte com memes, temos uma super dica!
O Projeto Corpas e Corpus é uma página no Instagram criada pelos estudantes Álisson Valentim e Camila Valentoni do curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O trabalho, que começou como uma atividade para a disciplina Arte e Musealização, conquistou o gosto do público ao mostrar a representação corporal ocidental através do tempo com muita informação e bom humor.
Segundo Camila, uma das criadoras do Corpas e Corpus,
“O projeto seria inicialmente um blog e não um perfil no Instagram. Acabou sendo bom o fato de estar em uma rede social porque tivemos a oportunidade de uma relação mais próxima com a interação das pessoas. Além disso, muita gente só teve contato com o conteúdo por estar no Instagram. No processo de criar os conteúdos, acabamos aprendendo bastante sobre o funcionamento da rede social, como o uso do Reels (que era um mistério para nós) e os recursos do Facebook de programação de posts, que permite fazer uma descrição das imagens que recursos de acessibilidade são capazes de ler, o que tornou o nosso conteúdo mais acessível para pessoas com deficiência. Além disso, aprendemos muito pesquisando para criar os conteúdos, sobre os temas que transpassavam o próprio trabalho.”
A página, que já conta com muitos seguidores, tem posts bem humorados com legendas detalhadas sobre determinados períodos artísticos e como se davam as representações corporais nas obras. O conteúdo também abrange vídeos que explicam um pouquinho mais sobre história da arte.
Se você quer aprender e se divertir, não perca tempo e visite o @corpas_e_corpus no Instagram!