IPHAN oferta gratuitamente publicações sobre Patrimônio

Desde sua fundação, em 1937, o Iphan tem constituído e conservado um dos maiores acervos bibliográficos, documentais e iconográficos do Brasil.

Esse conjunto é referência nacional e internacional no que se refere à gênese e ao desenvolvimento da cultura brasileira.

O Iphan reuniu extenso material histórico entre os anos 1940 e 1960, resultado da ampliação de sua atuação e, nas décadas seguintes, recebeu inumeras doações de pessoas físicas e jurídicas.

A partir de 2011, priorizou-se a digitalização dos acervos e suas condições de guarda e conservação.

Ao todo, são 13 bibliotecas que guardam mais de 500 mil livros e periódicos, e estão interligadas entre si e às principais bibliotecas do país.

Nos arquivos do Iphan estão 5,5 km lineares de textos, 411 mil imagens, mapas e fotografias e, aproximadamente, 2.000 títulos de audiovisuais, entre os quais os documentários do Etnodoc.

Estes últimos, formam uma  coleção de documentários etnográficos que apresentam diversidade de estilos e narrativas e despertam o interesse de instituições educacionais e culturais, bibliotecas comunitárias e cineclubes.

Baixe gratuitamente no link

Texto e Fonte: http://portal.iphan.gov.br/