Iniciativas da sociedade ajudam artistas em tempos de pandemia

Se ser artista independente já não era fácil, com a paralização das atividades por causa da pandemia de COVID-19, as coisas se tornaram ainda mais difíceis. Ainda que muitas pessoas já usassem da internet na divulgação das suas artes, a rede acabou se tornando a única alternativa com o fechamento das instituições e o fim das atividades públicas. Porém, algumas iniciativas surgiram para congregar e divulgar diversas pessoas que têm sentido na pele as dificuldades que o isolamento trouxe para o meio artístico.

No Instagram, o Museu do Isolamento Brasileiro abriu tendo em vista a divulgação da arte criada durante o isolamento. São mais de 1.000 publicações de artistas brasileiras e brasileiro, e seguido por 92 mil pessoas!

O Instituto Moreira Salles, por outro lado, criou o Programa Convida, que é um programa de incentivo, com auxílio financeiro, e divulgação. O trabalho já convidou 125 artistas individuais e coletivos de arte pelo Brasil afora, e os trabalhos podem ser acessados de graça no site.

Não podemos dar chance para o vírus se espalhar, e é bem triste ter que ficar longe das pessoas e instituições que mais amamos. Ainda assim, hoje é muito mais fácil o nosso acesso à arte através dos celulares, computadores, etc. Essas iniciativas mostram que é possível, sim, democratizar cada vez mais o acesso à cultura, se utilizarmos bem das ferramentas que o século XXI nos trouxe!

Fonte: Museu do Isolamento Brasileiro. Artista: @semcabeca.mnz

Esse texto foi produzido pelo Voluntário do Click Museus Pedro Osório.

Faça um tour virtual pela casa de Frida Kahlo

Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) São José dos Campos, contrata Museólogo.