ICCA – Museu de Belas Artes de Houston cria ampla plataforma de Arte Latino-americana

O ICAA – Centro internacional para as artes das Américas, do Museu de Belas Artes de Houston, criou e disponibilizou de forma online e gratuito uma plataforma de documentação de arte latina e latino-americana do século XX. Lançado pela primeira vez em 2002, o projeto é uma iniciativa dedicada à recuperação e publicação de materiais de fonte primária e textos críticos. A iniciativa aborda o atraso endêmico no acesso à documentação no campo da história da arte latino-americana, pesquisa e ensino, digitalizando escritos de artistas, líderes de movimentos artísticos, críticos e curadores do México, América Central e do Sul, Caribe e Estados Unidos.

Ressalta-se que, propositalmente, a plataforma não coleta arquivos: é principalmente um projeto de acesso para garantir que os arquivos físicos continuem a residir em suas comunidades locais e instituições de origem. Desta forma, a plataforma realiza um compilado um compilados de fontes especializadas, facilitando seu acesso através de nichos temáticos.

Ao todo são mais de 8.000 documentos de arte dos séculos 20 e 21 na América Latina, no Caribe e entre as comunidades latinas dos EUA. Além disso, o site possui um buscador que facilita a pesquisa por área, autor, data e título.

Fonte: https://icaa.mfah.org/s/en/page/documents-project

42 Obras de Arte que inspiraram planos do cinema