Qual a diferença entre o Halloween e o Dia de Los Muertos?

Praticamente todos nós já ouvimos falar, nem que seja em um filme ou série de televisão americana, sobre o Halloween. Entretanto, você também pode ter ouvido falar de uma tradição semelhante no México e região que se chama Dia de Los Muertos.

Mas você saberia me dizer qual a diferença entre estas duas tradições marcantes?

Hoje, nós do Click Museus vamos tirar esta dúvida para você. Trazendo mais enriquecimento cultural para o seu dia a dia.

Qual a diferença entre o Halloween e o Dia de Los Muertos?

Para entender melhor sobre ambos os acontecimentos é necessário entender um pouco mais sobre cada um destes eventos separadamente.

Sendo assim, o Halloween é um evento de origem Celta, que celebrava a data cristã do dia de todos os santos no final de outubro. Entretanto, as celebrações se estendiam até o dia 2 de Novembro, que era o dia de finados.

O nome vem do termo “All Hallow’s Eve”, que se refere a dia de todos os santos.

A conexão com a morte era visto por muitos com uma sensação de luto e até mesmo medo. Sendo que a fantasia de mortos e monstros vinha de uma tradição que dizia que os mortos e criaturas da noite vagavam por estas datas.

Assim, ao se fantasiar seria difícil encontrar quem não era deste grupo para poder fazer algo de mal.

Com a chegada dos imigrantes irlandeses em meados do século XIX, causado pela fome no país, a tradição se espalhou pelos Estados Unidos e demais países da américa central e sul.

Já o Dia de Los Muertos é uma festividade tradicional local que tem uma origem mais espanhola. É um momento de alegria, onde as pessoas entendem que são visitadas pelos entes queridos e celebram a passagem da vida como um presente.

Toda a decoração é feita de maneira simbólica a lembrar algum valor moral.

Então por hoje é isso, espero que estas informações te ajudem na distinção entre Halloween e Dia de Los Muertos. Mas qualquer informação nova ou dúvida, pode deixar nos comentários, ok?

Até a próxima!

Foto de Capa: lojas Donna