Glauco Rodrigues: Acontece que somos canibais’

A exposição Glauco Rodrigues: Acontece que somos canibais começa a partir desta quarta-feira, 04 de fevereiro na Galeria Bergamin & Gomide.

Glauco Otávio Castilhos Rodrigues (Bagé, Rio Grande do Sul, 1929 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004). Foi um célebre pintor, desenhista, gravador, ilustrador e  cenógrafo brasileiro. Começou a pintar, como autodidata, em 1945. Neste ano, completaria 92 anos. Conheça mais sobre o artista no site do Itau Cultural.

A exposição conta com 30 obras, de produções do artista gaúcho de 1969 a 2002, contando com célebres trabalhos como: Porém, Acontece, Que Somos Canibais!, da série Visão da Terra – A Lenda do Coati-Puru (1977), que dá nome a exposição. Além disso, quem for visitar encontrará além da beleza visual das obras, o texto crítico da historiadora e antropóloga  Lilia Schwarcz.

O estilo de Glauco conta com cores que lembram o Brasil – como o verde, amarelo e azul – e em suas obras percebe-se o tom de humor e crítica social. Uma de suas obras, intitulada “Nossa Comida Abundando Está! Nº 1”, criada em 1977, propõe uma analogia à ditadura militar, que foi considerada por muitos uma época de ‘recuperação econômica’, o verdadeiro ‘milagre brasileiro’. Também encontramos a presença indígena, carnaval, futebol e da natureza tropical em suas obras.

Fique atento! A exposição fica disponível apenas até 13 de março de 2021

Onde visitar?

Galeria Bergamin & Gomide

Rua Oscar Freire, 379, São Paulo. SP

Foto de capa: Itaú cultural

• GLAUCO Rodrigues. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa1529/glauco-rodrigues>. Acesso em: 07 de Fev. 2021. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7

Japan House abre exposição DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa