Gilberto Gil inspira criação de hastag #ilustragil no Instagram

Artista: Marcos Silva (@cabure_art)

Gilberto Gil iniciou sua carreira musical aos 18 anos, tocando acordeom e vibrafone na banda “Os desafinados” em Salvador. A partir de 1959 muitas águas rolaram até que Gil passasse a viver apenas da sua música; somente em 1966, após participar do programa apresentado por Elis Regina, “O Fino da Bossa”, ele ganharia destaque com as composições “Eu vim da Bahia” e “Louvação”. Composições estas que lhe renderam um contrato com a Philips Record.

Após ganhar alguns concursos musicais da época, em 1968, o cantor ajudou a fundar um dos movimentos mais importantes da cultura brasileira: o tropicalismo. Batizado como tropicália, o movimento foi inspirado por uma exposição de arte criada pelo carioca Hélio Oiticica, realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Apesar das intervenções militares que podaram as expressões artísticas, não só dele, mas diversos outros artistas, Gilberto Gil se tornou um dos principais nomes da música brasileira e, ao longo da sua história, se tornou inspiração para diversos artistas. Hoje, na era da internet, motivou a criação da hashtag #IlustraGil no Instagram, que reúne diversas obras que o tem como tema central. São ilustrações, caricaturas, pinturas, colagens, desenhos e trechos de músicas baseados na imagem e no repertório do cantor baiano. Veja algumas obras:

Artista da forma a animais com peças de Lego

IFC São Bento do Sul abre seleção de professor substituto de artes