Fayga Ostrower: formações do avesso, no MAM/RIO

Integrando as comemorações do centenário do nascimento da artista polonesa Fayga Ostrower, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RIO apresenta um panorama de sua obra. A exposição ‘Fayga Ostrower: formações do avesso’ reúne cerca de 80 trabalhos da artista gravadora, reconhecida também como importante educadora e crítica de arte.

2105, 2001. Serigrafia sobre papel, 45,2 x 30,8 cm / 51 x 36,6 cm. Coleção Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Doação Noni Ostrower e Carl Robert Ostrower

A produção selecionada faz parte do acervo do MAM/Rio e da Coleção Gilberto Chateubriand, em comodato de longa duração no museu, e incluem trabalhos recentemente doados ao museu pelo Instituto Fayga Ostrower. Juntas, as obras contemplam um panorama de produção em gravura e tecido, realizadas em diferentes momentos de sua trajetória artística, e possibilitam uma reflexão sobre o abstracionismo informal e o uso das cores na técnica da gravura.

7001, 1970. xilogravura, 62 x 41 cm / 70 x 47 cm. Gilberto Chateaubriand MAM Rio

Conforme o argumento curatorial, “a artista defendia a estrutura, o rigor e o método na mesma intensidade em que afirmava uma proposta democrática e intuitiva sobre o aprender com as artes, com atenção aos acasos e contrastes do mundo”. A curadoria é conjunta, realizada pela da equipe curatorial do MAM/Rio, formada por Beatriz Lemos, Keyna Eleison e Pablo Lafuente, e da equipe de Educação e Participação, com Daniel Bruno, Gilson Plano e Shion Lucas.

A instituição reabrirá no dia 6 de maio, de quinta-feira a domingo. Quinta e sexta, das 13h às 18h, sábado e domingo, das 10h às 18h. O acesso às exposições do museu se encerra às 17h30, meia hora antes do horário de fechamento.

O quê: Exposição Fayga Ostrower: formações do avesso

Quando: de 20 março a 6 junho de 2021

Onde: MAM/RIO

Quanto: entrada gratuita ou valores sugeridos (Inteira/Adultos: R$ 20 – Meia entrada/Idosos, estudantes e crianças: R$ 10)