5ª EdiçãoCeramistas em voo
O Futudo dos Museus: Recuperar e Reimaginar
A Exposição Revoadas de Outono está de volta, e neste ano de 2021 completamos cinco anos em atividade, integrando a Semana Nacional dos Museus, organizada pelo IBRAM – INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. A cada ano é escolhido um tema, e o deste ano O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar, reflete bem o nosso momento.
Nosso primeiro voo foi em 2017, nos jardins do Museu de Arte de Joinville, depois voamos para os jardins do Museu Casa Fritz Alt. Ano passado, devido ao momento diferente, nossa revoada foi via internet, lançando mão das ferramentas digitais das redes sociais, quando os ceramistas expuseram suas obras a partir de seus próprios jardins.
Uma reunião de ceramistas, uma exposição pensada para pousar nos jardins dos museus de Joinville, criada para divulgar a produção cerâmica na cidade, divulgar os ateliers, e revelar novos artistas. Através das mãos do artista, o barro se transforma em arte. E comunica. Cada um da sua forma, cada qual na sua expressão. Precisamos sentir, precisamos falar, precisamos mostrar.
No ano 2017, foram dez ceramistas com mais de cem peças, relacionadas a elementos da natureza como pássaros, folhas e plantas, expostas no jardim externo, com o tema “Revoadas de outono, conversas no jardim: expressões do barro no quintal do MAJ”.
Entre 2018 e 2019, 26 artistas expuseram suas obras, e, entre as
diversas ceramistas, uma mosaicista. Em 2020, 14 ceramistas abrilhantaram o evento, quando a mostra aconteceu em diversos pontos da cidade. Por ser digital, o evento permitiu visualizações de muito longe, e lançou artistas para voos mais altos, convites para outras mostras e comercialização de suas obras. O grande objetivo alcançado das Revoadas de Outono, voar em bando, preparar para voos solo. Apoiar e ser apoiado, como nos ensinam os pássaros em voo.
Este ano voltamos ao jardim do Museu Casa Fritz Alt, com dez ceramistas mostrando suas obras. E com a repercussão do ano passado, vamos contar com artistas regionais, de Joinville e São Francisco do Sul, e nacionais, de cidades como Cunha SP, e São Paulo capital.
A exposição estará aberta ao público a partir de 16 de maio de 10h às 16h para visitação e se encerrará em 16/06. Uma exposição ao ar livre, que permite além do deleite e apreciação das obras, fotos, piqueniques, uma bela visita aos jardins do Museu Casa Fritz Alt. Revoadas de Outono 2021.
Artistas participantes
Diferentes expressões através do Barro, alinhadas com o tema da 19ª Semana dos Museus deste ano, Recuperar e Reimaginar, pensar sobre o futuro dos museus e o amanhã.
“Reimaginar um futuro para os museus significa, não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam nossa maneira de ser e estar no mundo. Inserir-se no futuro é, sobretudo, contribuir para um presente mais digno para a humanidade e para o planeta que habita. Significa enfrentar as barreiras daquilo que está secularmente musealizado, reinterpretar o passado, reparar os erros, rever memórias e reimaginar histórias.
O futuro está repleto de oportunidades e abraçá-lo requer coragem para transformar as instituições e construir novas relações. Como diz o poeta Manoel de Barros; “o olho vê, a memória revê, a imaginação transvê. É preciso transver o mundo”.
(Tema_19_Semana_Nacional_de_Museus_2021.IBRAM)
Com olhar crítico ao mundo atual, a Exposição traz uma visão do momento atual, através da criação de cada ceramista.
Katia Baeta
Curadora
O que: Revoadas de Outono (Exposição de Cerâmica)
Onde: Museu Fritz Alt (Jardim)
Rua: Aubé Rua Aubé – Boa Vista, Joinville – SC,
Cep: 89205-000
Quando: 16 de maio até 16 de junho 2021
Horário: das 10h às 16h