Conheça a exposição digital “Vidas em Cordel” do Museu da Pessoa

A exposição itinerante de mesmo nome, que está viajando pelo país desde julho, agora conta com conteúdos exclusivos on-line para serem acessados de qualquer lugar a qualquer hora

Como forma de valorizar as narrativas individuais como um legado de cada um e valorizar a cultura popular brasileira como uma herança a ser transmitida e constantemente reapropriada, o Museu da Pessoa lança a exposição digital Vidas em Cordel”.

A versão física da exposição começou seu percurso em julho de 2023 e seguirá com uma programação ao longo de 2024. Agora, com o lançamento da versão digital, que pode ser acessada aquitreze narrativas presentes no acervo do Museu foram “cordelizadas” e apresentadas como obras literárias, em trajetórias ao mesmo tempo épicas e cotidianas. Na exposição digital, estão reunidos conteúdos inéditos, informações complementares e uma experiência diferenciada em relação à itinerante.

Entre os conteúdos exclusivos da versão digital está o livreto “Vidas em Cordel para Educadores”. O material educativo é gratuito, com conteúdos voltados para auxiliar professores a conhecer e refletir sobre as histórias de vida de brasileiros e brasileiras através da literatura de cordel, colaborando com a preparação dos alunos para a visita à exposição ou mesmo para o uso das histórias em atividades educativas.

Além disso, também é possível conferir os posts no Instagram de quem visitou a exposição física, cordéis animados, a agenda completa da itinerância, conteúdos sobre a cultura do cordel e ainda uma playlist com músicas selecionadas pelos curadores para embalar a visita da exposição digital. Em outubro, será lançado também um podcast com narração de Marcelino Freire e Klévisson Viana. A temporada apresentará, a cada episódio, uma história de vida cordelizada.

Produtor(a) de Eventos- Instituto Inhotim

Assistente Comercial – Museu a Casa do objeto brasileiro