Exposição “Arcadia Earth”: Arte, meio ambiente e ecologia

Foto: Arcadia Earth

“Arcadia Earth” foi uma exposição multissensorial que discutiu as questões ecológicas como poluição, desperdício de alimentos e mudanças climáticas através de instalações artísticas, realizada em Nova York (EUA). Por meio de realidade virtual, mapeamento de projeções e ambientes interativos, o espectador pode conhecer como pequenas mudanças cotidianas terão um impacto enorme no futuro do planeta. Fruto do artista Valentino Vettori com uma parceria da Oceanic Global, uma organização de conservação oceânica sem fins lucrativos, a mostra contou também com uma equipe de 12 artistas, que criaram 15 salas imersivas.

Os artistas passaram meses coletando materiais para reaproveitarem em suas obras, criticando a pesca excessiva, o desmatamento, o aquecimento global, poluição dos oceanos e o consumo excessivo de alguns materiais, como o plástico. Para a exposição, eles criaram uma série de paisagens naturais afetadas por problemas ambientais causados ​​pelos seres humanos. Segundo Valentino Vettori, a exposição teve a missão de mudar a forma como as pessoas interagem com o espaço, através da experiência e de um texto explicativo ao lado de cada sala.

Instalação “Rainbow cave”. Foto: Arcadia Earth

A instalação “Rainbow cave” foi realizada pela artista Basia Goszczynska, utilizando lâmpadas de LED, redes de pesca e sacos plásticos utilizados. Conforme o criador da exposição, a instalação contém a mesma quantidade de sacolas plásticas que os consumidores do estado de Nova York usam a cada minuto, totalizando em 44 mil. A artista se inspirou na alegoria da Caverna de Platão e na história do arco-íris no final do Grande Dilúvio em Gênesis, reconhecendo a evolução contínua da humanidade a partir da ignorância. A obra convidou o público a reconsiderar a nossa relação com o lixo e refletir os esforços atuais para conter o fluxo de plásticos descartáveis.

Para a redução dos impactos ao meio ambiente, Valentino Vettori sugere que as pessoas não utilizem o plástico descartável, comam menos carne, desperdicem menos comida, usem mais o transporte público e comprem com mais consciência e responsabilidade. Para inspirar o público, uma das salas foi nomeada de “Sala dos votos”, em que o espectador pode fazer uma “promessa” de pequenas mudanças no seu estilo de vida.

Foto: Arcadia Earth

Ao final da exposição, outra sala foi reservada apenas para a assinatura de petições em defesa do meio ambiente. Os organizadores afirmaram que irão plantar uma árvore para cada ingresso vendido, com a arrecadação indo para a Oceanic Global. A exposição foi fechada em janeiro de 2020, porém se planeja para abrir novamente. Para acompanhar dicas sobre preservação do meio ambiente, você pode seguir o instagram da “Arcadia Earth”: https://www.instagram.com/arcadiaearth/

Lara mazeto

Read Previous

MEMORIAL DA RESISTÊNCIA CONTRATA ESTAGIÁRIO EM ARQUIVOLOGIA

Read Next

UNICAMP lança livro infantil “O circo chegou!” disponível em PDF

Deixe uma resposta