O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo convida artistas e coletivos das artes visuais a participarem do processo de seleção para o 2° Edital de Ocupação de sua fachada, cujo tema é: Capoeira, suas mestras e mestres.
As inscrições vão de 09 de outubro a 06 de novembro de 2024.
Nesse sentido, aliada a um programa de intervenções nas diferentes fachadas do pavilhão-sede do Museu (o Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega) e com o intuito de promover uma maior integração da instituição ao Parque Ibirapuera, onde o museu está localizado, a Associação Museu Afro Brasil, organização social de cultura que gere o equipamento, apresenta, pelo segundo ano consecutivo, o edital de ocupação da fachada do Pavilhão.
INSCREVA- SE NO LINK
Equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo tem um longo e profícuo histórico de atuação junto aos artistas de rua, muralistas, grafiteiros, artistas digitais, performers, vídeo artistas e artistas que ressignificam o espaço arquitetônico e a paisagem em suas múltiplas camadas.
Unidos por se contraporem ativamente ao apagamento negro e questionarem o direito à cidade e à memória, os artistas Toni Baptiste e Flávio Camargo, do COLETIVO COLETORES, comporão, junto a membros da equipe do Museu, um comitê misto que selecionará 1 artista visual para ocupação de sua fachada por meio de projeção mapeada que ocorrerá nos dias 06 e 07 de dezembro de 2024.
Em sua pesquisa poética, o Coletivo, nascido há 16 anos na periferia de São Paulo, realiza ações que buscam evidenciar a história e as estratégias de resistência das coletividades e movimentos culturais insurgentes, além de colaborar com espaços, coletivos e movimentos sociais periféricos ou historicamente marginalizados.
A edição de 2024 de Ocupação da Fachada, cuja temática é Capoeira, suas mestras e mestres, homenageará o baiano Mestre Ananias, figura emblemática da cultura afro-brasileira, representante da capoeira e do samba de roda do Recôncavo baiano na capital paulista. Gratuito e destinado a todos os públicos de todas as faixas etárias, a projeção mapeada será realizada na parte externa do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, localizado no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo.
Fonte e texto: Museu Afro