DINOS nos Museus de SP

Os fósseis podem nos ajudar a entender o passado e até mesmo prever o futuro. A palavra fóssil vem do latim “fossilis”, que significa “escavado” ou “extraído da terra”. O Brasil possui um rico registro arqueológico, e novas descobertas a cada ano atraem a atenção de pesquisadores de todo o mundo. A maior parte destes vestígios encontram-se no Museu de História Natural, e visitar estes espaços é uma grande oportunidade para ver de perto quem está à nossa frente. Abaixo estão alguns museus e parques de história natural do Brasil.

Museu de Zoologia da USP

Crédito da Imagem: Pixabay

O Museu Zoológico possui um dos maiores acervos de zoologia da América Latina e tem papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e mundial, sendo o primeiro no Brasil a ser reconhecido como fiel preservação pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético Agência humana. Preservou mais de 10 milhões de espécimes, que contêm testemunhos únicos sobre espécies e ecossistemas, alguns dos quais já extintos. Este patrimônio é uma fonte de dados importantes em biologia evolutiva, paleontologia, ecologia e biologia molecular.

Endereço: Av. Nazaré, 481 – Ipiranga

Museu de Geociências – Instituto de Geociências

Crédito da Imagem: Pixabay

O Museu de Ciências da Terra do Instituto de Ciências da Terra da Universidade de São Paulo possui um dos mais importantes acervos mineralógicos do país. Existem aproximadamente 45.000 minerais, minérios, gemas, rochas, serpentinas, meteoritos e amostras fósseis. Conta com a secretaria de educação para receber os alunos que reservam a escola e o público espontâneo, e sempre participa de forma didática e interativa.

Endereço: R. do Lago, 562 – Butantã

Museu de Geologia Valdemar Lefévre

Crédito da Imagem: Pixabay

Museu Geológico Valdemar Lefèvre foi fundado em 1967. Abriga uma coleção de equipamentos geológicos, fotos antigas, mapas, minerais, rochas e fósseis do século 19 ao início do século 20. Aqui você pode aprender sobre a história de alguns objetos e os mais diversos Coleção de curiosidades e informações, como baleias azuis, dinossauros brasileiros, Krantz Internacional e usos minerais. Durante a visita, você também poderá aprender sobre a evolução das formas de vida nas ciências da terra e os diferentes períodos geológicos da terra.

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455

Catavento Cultural

Crédito da Imagem: Pixabay

As instalações da Catavento estão divididas em quatro grandes áreas, cada uma tratando de tópicos específicos. O primeiro é chamado de “Universo”, que fala sobre o espaço sideral e os planetas de nosso sistema solar, o segundo é chamado de vida, que conta a história da evolução da Terra desde os primeiros animais até os humanos. A terceira parte, Engenho, delineia a criação humana no campo científico, a sociedade mostra os problemas de convivência enfrentados por diferentes nações do mundo.

Endereço: Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II

Juliana Rangel

Read Previous

Senac oferta curso gratuito e on-line de Diversidades: Educação Antirracismo

Read Next

Leia online e grátis a Revista Piratininga do Museu de Arte Sacra de SP

3 Comments

  • Faltou mencionar o museu de Ciências Santo André, chamado Sabina

  • A foto apresentada como do Museu de Zoologia da USP NÃO é deste museu.
    Obrigada
    Márcia-Educadora MZUSP

Deixe uma resposta