Conheça o podcast “Terra Arrasada”

O projeto retrata como o novo coronavírus impactou, em 5 episódios, indígenas, ribeirinhos e quilombolas de diversas partes da Amazônia. Veja o resumo dos episódios no próximo parágrafo!

No episódio zero, o porquê do projeto. No primeiro, a importância de mulheres indígenas na política comunitária e nacional, nas vozes de Vanda Ortega Witoto, Edneia Telles Arapaso. No segundo, o tema é sobre a comunidade quilombola de Alcântara, no Maranhão, ameaçada constantemente de expulsão. O terceiro retrata populações indígenas isoladas voluntariamente no Vale do Javari que foram impactadas pelo novo vírus. Já no quarto episódio, a jornalista e poeta indígena Renata Tupinambá entrevista indígenas Yanomami sobre como o garimpo sempre foi – e ainda é – muito violento, trazendo mortes e doenças. No último episódio, o cenário atual dos ribeirinhas: expulsão de suas casas há seis anos, ainda enfrentando a pandemia.

O projeto pode ser conferido em: https://diplomatique.org.br/especial/podcast-terra-arrasada/ com todos os episódios, ou no Spotify: https://open.spotify.com/show/03boOfAbzjsEd4SJ9yoPRN

Terra Arrasada é um projeto do Le Monde Diplomatique Brasil, com apoio do Rainforest Journalism Fund em parceria com o Pulitzer Center. Uma produção de Fabio Zuker, com a Trovão Mídia. A direção sonora é do Ricardo Monteiro. A edição de som é do Tomás Xavier. A trilha é do estúdio ó. A arte do Podcast é do artista indígena Gustavo Caboco. As fotografias do site são do Avener Prado.

https://diplomatique.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Copy-of-02-terra-arrasada-diplomatique.jpg

Nathalia Weber Casarin

Read Previous

Guia para Projetos de Arquitetura de Museus

Read Next

ONG contrata Especialista em Comunicação

Deixe uma resposta