Conheça a Designer Visual Luciana Pinto

Dia 17 de Agosto, Dia Nacional do Patrimônio Histórico, a designer visual Luciana Pinto lança o eCardPOAfree, com desenhos de sua autoria em Bico de pena (técnica histórica utilizada desde a Idade Média).

O novo aplicativo coloca à disposição da sociedade de forma gratuita, o envio e recebimento de cartões postais online, com desenho dos prédios mais emblemáticos da cidade, salientando a importância da preservação da cultura de Porto
Alegre.

Este material turístico-cultural ilustra a riqueza arquitetônica da cidade, renovando o modo clássico de enviar cartões postais, hábito já esquecido nestes tempos de instantaneidade. Atualmente, com a pandemia de Covid-19 que impõe limites de contato físico entre as pessoas, precisamos renovar nossos hábitos.

A partir de fácil acesso do ambiente virtual, trazemos a memória afetiva do cartão-postal (carta escrita à mão), através do novo aplicativo online.

O acesso será de forma gratuita e objetiva a valorização do patrimônio histórico, além do resgate da memória cultural de uma
maneira atual para as futuras gerações.

O Lançamento deste App é inédito na América Latina, um cartão eletrônico semelhante a um cartão postal, cuja a principal diferença é que foi criado usando mídia digital, ao invés de papel.

Os e-cards são enviados para um destinatário por e-mail. Ao acessar o aplicativo, selecionamos em um catálogo on-line, o desenho de um dos prédios emblemáticos da cidade para ilustrar a frente do cartão.

O verso terá nome e email do “remetente” e do “destinatário”, além da mensagem que queremos trasmitir, para então fazer o “envio” online.O aplicativo eCardPOAfree, além de funcional, é amigo do meio ambiente, pois o papel não é o produto final, não existindo emissão de carbono. Também é muito mais versátil que os tradicionais cartões postais por se tratar de “conteúdo digital”.

Como nem todos encontram uma oportunidade para divulgar seus trabalhos, o Click Museus decidiu abrir um espaço para os artistas do Brasil, aqui no site e nas nossas redes sociais. Informações no LINK

Juliana Rangel

Museus construídos por Oscar Niemeyer