Casa de Dona Yayá- 3º Seminário Patrimônio Cultural – GRÁTIS

3º SEMINÁRIO PATRIMÔNIO CULTURAL UNIVERSITÁRIO

PARTICIPAÇÃO GRATUITA PARA OUVINTES

O Centro de Preservação Cultural ‒ Casa de Dona Yayá (CPC) promove entre os dias 3 e 6 de setembro de 2024 o 3º Seminário Patrimônio Cultural Universitário, na Faculdade de Direito da USP, Centro de São Paulo/SP. A programação do evento abrange mesas-redondas, sessões de comunicação e mais atividades relativas ao patrimônio cultural universitário. Trata-se de evento promovido no contexto de um conjunto mais amplo de atividades desenvolvidas pelo CPC relacionadas ao reconhecimento, salvaguarda e extroversão dos bens culturais universitários. Nesse sentido, trata-se de iniciativa que se articula, entre outras atividades, ao Inventário Participativo de Referências Culturais ora em desenvolvimento pelo CPC.

Buscamos trabalhar com as diferentes dimensões do patrimônio cultural universitário, entendido em suas especificidades e em sua relação intrínseca com os vários grupos sociais que constituem a experiência universitária. Destacamos que não consideramos o patrimônio cultural universitário uma categoria à parte do patrimônio ou um ramo disciplinar isolado, mas como um recorte de pesquisa que reúne uma problemática própria: como se dão, por exemplo, os processos de atribuição de valor e de significado pelos distintos sujeitos das comunidades universitárias? Como conciliar as práticas de preservação e de salvaguarda com o dinamismo e a efervescência da vida universitária? Como pensar a salvaguarda e preservação de traços da presença altamente rotativa de distintas gerações de estudantes? Como lidar com as práticas de longa duração entre tais gerações? Que etnografias, cartografias sociais e outras formas de registro e interpretação da vida universitária são possíveis nos lugares e edificações dedicadas ao ensino, pesquisa e extensão mas também nos espaços de moradia e vivência estudantil dentro e fora dos campi? Como promover inventários participativos e outras formas de educação patrimonial no contexto dos campi universitários?

INSCREVA -SE NO LINK

3° SEMINÁRIO PATRIMÔNIO CULTURAL UNIVERSITÁRIO

Local: Faculdade de Direito da USP. Largo São Francisco, 95 – Centro, São Paulo – SP.

03/09/2024, terça-feira
09h00-12h00 | ABERTURA: O patrimônio nos 90 anos da USP

13h30-15h30 | MESA 1: Ciência, sala de aula e práticas de formação como patrimônio científico

16h30-18h30 | MESA 2: Política universitária e memória: USP na ditadura