A diversidade cultural de Pernambuco se manifesta em várias linguagens artísticas. Na cultura popular, as artes visuais estão presentes em manifestações diversas, inclusive a partir do uso de máscaras. Nesta atividade, será discutida a função social e artística deste adereço para a cultura local das cidades que praticam os folguedos, abordando suas particularidades.
Com isso, o público poderá conhecer mais sobre a cultura do uso de máscaras em diferentes manifestações populares de Pernambuco, como Caiporas de Pesqueira, Caretas de Triunfo, Papangus de Bezerros, La Ursa, Mestre Ambrósio, do Cavalo Marinho, entre outros.
Sobre o ministrante:
Ítalo Silva possui formação técnica em Música pela Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical do Recife e é licenciado em Música pela UFPE. Bolsista e pesquisador na área de cultura popular atrelada ao frevo, foi bolsista CNPq no Programa de Incentivo e Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) por duas vezes pela UFPE na área de Etnomusicologia. Possui trabalhos publicados em anais de eventos como o Fladem, UFPE, UFBA, Abem e ANPPON.
Desenvolveu um projeto autoral sobre ritmos pernambucanos atrelados à musicalização em sala de aula pela PROEXC-UFPE e participou de projetos culturais atrelados ao frevo e à cultura popular. Possui experiência em educação musical, mediação cultural e práticas pedagógicas atreladas à cultura popular brasileira.
Saiba mais
Data: 12 de dezembro de 2024 (quinta-feira)
Horário: 19h
Vagas: 100
Classificação indicativa: a partir dos 16 anos
Gratuito (data das inscrições será divulgada em breve)