Cadernos de Ciência & Conservação da UFMG disponíveis para Download

Junto às teorias da conservação e do restauro surgiu no Brasil mais recentemente a disciplina de História da Arte Técnica, que reúne métodos de investigação da História da Arte, das análises físico-químicas e da Ciência da Conservação aplicados aos objetos artísticos culturais.

Nesse novo método de estudo “as teorias clássicas das Ciências Humanas (principalmente História da Arte) e Ciências Naturais (Física, Química e Biologia) são analisadas com o propósito de investigar através das contribuições dessas áreas nos processos de restauração, autenticação e estudo das técnicas e materiais de pinturas sobre tela e madeira os pontos de contato na conformação da prática interdisciplinar proposta pela História da Arte Técnica”.

A Universidade Federal de Minas Gerais, pioneira nessa disciplina, desenvolveu assim o um compilado de cadernos, de cunho nacional e internacional, a fim de reunir teóricos sobre o assunto e facilitar a comunicação e o estudo desse novo método através dos “Cadernos de Ciência & Conservação – História da Arte Técnica”, que já possui alguns volumes e podem ser achados através do repositório da instituição.

Conheça 8 artistas que pintam com café

Instituto Tomie Ohtake prorroga a exposição “Aglomeração Antonio Henrique Amaral”

• Já baixei aqui, RS.