Aliança Francesa de BH promove Festival Internacional Novembro Digital

O Festival Internacional Novembro Digital está presente em mais de 40 países, e celebra os inúmeros avanços tecnológicos das últimas décadas, abrangendo desde os videogames até a alfabetização digital. No Brasil ele é trazido, nos últimos anos, pela Aliança Francesa de Belo Horizonte, e conta com a parceria da Embaixada da França, o Institut Français, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Clóvis Salgado.

A programação totalmente gratuita pode ser acessada por meio presencial ou digital, durante todo o mês de novembro. Sendo pensada para o público de todas as idades, as atrações podem ser conferidas em galerias, fachadas, circuitos e em espaços virtuais de exposição, instalação, imersão em realidade virtual, realidade aumentada, mostras online, palestras e debates.

A partir do dia 3 de novembro é possível participar da Mostra de Realidade Virtual –  Nymphaea na Galeria do Café no Palácio das Artes. Utilizando dispositivo de realidade virtual, o público poderá conferir duas obras: Mutatis (2019, 12 min, 360°), de Mali Arun, e Claude Monet, a obsessão das ninféias de Nicolas Thépot (2018, 8 min, interactif). Além disso, quem transita pela Praça da Liberdade tem a oportunidade de apreciar a projeção do curta-metragem Thermostat 6, na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento.

No âmbito virtual, também é possível acompanhar a exposição “Tecnologia: em direção a sobriedade digital?”, disponível no site da instituição. A mostra levanta questionamentos sobre os impactos ambientais e sua relação com as novas tecnologias.

Museu Paranaense lança exposição com ações nas redes sociais

IBRAM Realiza live sobre arquitetura de museus