O que vem na sua mente quando você pensa em esculturas de bronze? O “Davi” de Donatello, talvez, ou “o Pensador” de Rodin. No entanto, Nick Walker responderia “Mona Lisa”. O britânico é um dos artistas de rua mais renomados da Europa e começou sua carreira como grafiteiro nos anos 80. A partir de então, começou a experimentar e misturar técnicas na busca por uma arte que fosse moderna, inovativa e provocativa.
Assim, reuniu essas características e decidiu responder à provocação de Banksy. Este afirmou que não havia mais nada que pudesse ser feito a partir da famosa pintura de Leonardo da Vinci. No entanto, Walker resolveu mostrar um novo ângulo da figura. Portanto, fez uma grafite da Mona Lisa mostrando o bumbum e, então, dez anos depois, transformou a pintura em uma escultura de bronze em tamanho real.
A escultura e o bumbum de Mona Lisa
A pintura original foi leiloada pelo equivalente a 345 mil reais e a escultura está exposta no Museu M Shed, em Bristol, na Inglaterra. A exposição tem como intuito dar espaço e reconhecimento para a arte de rua e tem a “Moona Lisa” como elemento central da sua narrativa. O humor e a provocação estão presentes em toda a extensão da obra de 1,80 de altura e 260kg.
A exposição é intitulada “Vanguard | Bristol Street Art: The Evolution of a Global Movement” (Vanguarda | Arte de rua de Bristol: A evolução de um movimento global, em tradução livre). Além de peças de Walker e de Banksy, conta também com obras de Adam Neate, Bill Posters, Carrie Hitchcock, Filthy Luker, Inkie, Karen Dews, Kineta Hill, Matt Small, Mau Mau, Mr Jago, Paris, Rowdy e outros.
A pintura é uma forma de escapismo para mim e meu trabalho permite que o espectador possa fazer o mesmo, assim eu consigo atingir mais do que eu podia imaginar.
Nick Walker
Foto de Capa: A peça é posicionada em posição central na exposição © M-Shed Bristol