A casa mais antiga da Cidade de São Paulo está localizado no bairro do Tatuapé

Você já ouviu falar na árvore que faz os melhores arcos de violino do mundo? Não?! E da árvore que deu nome a um país? Também não?! Mas e do Pau-Brasil, já ouviu falar, né? Mas e aí, já viu uma de perto?  Se ainda não viu, você precisa visitar a Casa do Tatuapé. 

Crédito da Imagem: Museu da Cidade de São Paulo

Localizada em uma ruazinha paralela à Av. Celso Garcia, no seu jardim, além de pau-brasil, é possível encontrar orquídeas, pé de mamão, pitangueira, goiabeira, ingá, roseiras; há também um lindo Ipê roxo, que derrama suas flores por toda a calçada, que assim como arquitetura da casa, é o alvo preferido dos amantes da fotografia. 

A Casa do Tatuapé fora erguida no tempo em que os homens se locomoviam pela Cidade navegando pelo Rio Tietê. E foi desse rio que o barro das paredes do Museu foi retirado para a levantar a casa. Toda a construção fora feita por indígenas que foram escravizados e, segundo os vizinhos, é possível ouvir gritos, batuques e sons de correntes se arrastando pelo espaço. Dizem que são os espíritos dos escravizados, que ainda esperam por justiça.  

Crédito da Imagem: Prefeitura de SP

Mais do que contar a história do bairro do Tatuapé, a casa conta a história da Cidade de São Paulo. Dentro dos seus oito cômodos, que podem ser visitados e fotografados um a um, há dois pisos superiores que foram usados como cofres por décadas, onde grãos, ferramentas e joias eram guardados.

Desvende os Segredos de São Paulo em uma Aventura na Casa do Tatuapé!

Que tal explorar uma das casas mais antigas de São Paulo de um jeito totalmente novo e divertido? A partir do sucesso do jogo “Caminhos do Tatu”, criamos um Roteiro de Visita Turístico que vai transformar você em um detetive da história!

Uma Experiência Lúdica e Imersiva

Esqueça a visita tradicional! Neste roteiro, você é convidado a desvendar enigmas fascinantes sobre:

  • A História da Cidade de São Paulo: Descubra como era a vida nos séculos passados e qual o papel do Tatuapé na expansão da metrópole.
  • A Influência Indígena: Desvende os segredos da cultura dos primeiros habitantes da região e a rica herança que permanece viva até hoje, até no nome do bairro!
  • Os Mistérios da Arquitetura da Casa: Observe cada detalhe da construção em taipa de pilão e decifre pistas escondidas na própria estrutura da casa.

Como Funciona?

Inspirado na mecânica de games, o roteiro guia os visitantes por diferentes estações e desafios. Com seu celular ou uma cartilha especial, você resolverá charadas, decifrará códigos e conectará pistas para avançar na jornada. É diversão garantida para todas as idades – perfeito para famílias, grupos de amigos e curiosos!

PARTICIPE DA VISITA GUIADA NA CASA DO TATUAPÉ PELO LINK

Fonte: Casa do Tatuapé

Read Previous

Oficina: Pedagogias Indígenas – Território, Cultura e Resistência

Read Next

Espaço República o novo espaço cultural em SP

One Comment

  • Que beleza: falam que é a mais antiga mas não dizem de quanto é. Não faz sentido.

Comments are closed.