📚 TRILHA FORMATIVA | ADORNO, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
Como pensar a educação diante do autoritarismo, da barbárie, do sofrimento e das possibilidades de resistência?
O GT Psicanálise e Educação da APEP — Associação de Professores de Escolas Públicas, em parceria temporária com o Memorial da Resistência de São Paulo, promove a Trilha Formativa “Adorno, Psicanálise e Educação”: um percurso de estudo, leitura e reflexão sobre os desafios da educação no presente.
A trilha parte das contribuições de Theodor W. Adorno e da Psicanálise, em diálogo com pensadores como Freud, Winnicott, Calligaris e outros autores, para discutir temas como formação dos sujeitos, cultura, autoritarismo, sofrimento, memória, democracia e emancipação.
Mais do que uma sequência de exposições teóricas, a proposta é construir um espaço coletivo de leitura, escuta e elaboração, compreendendo a educação como um campo atravessado pelas contradições sociais e pelos processos de subjetivação.
📍 E onde esse percurso poderia ser mais potente do que no Memorial da Resistência de São Paulo, espaço dedicado à preservação da memória política, à democracia e aos direitos humanos?
📅 PROGRAMAÇÃO
12 de setembro | 10h30 às 13h30
🎓 Educação, para quê?
A partir do texto Educação — para quê? (1969), de Theodor W. Adorno, o encontro propõe uma reflexão sobre as relações entre educação, autoritarismo e emancipação.
Mediação: Kelvyn Pereira e Giovani Artusi.
17 de outubro
📖 Educação e emancipação
21 de novembro
🧠 A personalidade autoritária
Convidada: Prof.ª Dr.ª Mônica G. T. Amaral
📍 Local: Memorial da Resistência de São Paulo — Auditório, 5º andar
🎟️ Atividade gratuita – INSCREVA-SE PELO LINK – CLIQUE AQUI
📚 Leituras prévias
Os participantes terão acesso a textos-base selecionados para acompanhar os debates ao longo da trilha. A leitura prévia é recomendada para que os encontros possam ser construídos a partir do diálogo com essas referências.
Para dúvidas e mais informações:
📧 midia.apep@gmail.com
Fonte: Memorial da Resistência
Comentários