Oficinas de temáticas negras nos Museus de SP – Grátis

Selecionamos sete oficinas incríveis que celebram a riqueza da temática africana! Cada uma delas convida à descoberta das histórias, culturas e saberes que atravessam o continente, revelando suas contribuições, lutas e expressões contemporâneas.

1. Oficina de HQ: Narrativas Negras

Data: 08, 09, 15 e 19/11 das 15h às 17h

Inspirada no mês da Consciência Negra e na peça teatral “Menino Mandela”, em cartaz na CAIXA Cultural São Paulo entre 20 e 30 de novembro, a “Oficina de HQ: Narrativas Negras” propõe uma imersão em quatro encontros que unem reflexão e criação artística.  Inscreva para a oficina no LINK

2. Visita temática: a visibilidade de mulheres negras no acervo da Pinacoteca

Data: 15/11 das 11h ás 13h Endereço: Praça da Luz, 2, Bom Retiro, São Paulo — SP.

No mês da Consciência Negra, realizaremos uma visita educativa com ênfase nas obras de arte que retratam mulheres negras na exposição Pinacoteca: Acervo, questionando narrativas hegemônicas e estabelecendo suas contribuições para a história brasileira. Vagas limitadas para 20 participantes, por ordem de chegada. 

3. Debate online: Solidariedade e luta antirracista em São Paulo – ONLINE

Data: 14/11 das 15h às 17h – Grátis

O debate irá reunir pessoas de diferentes identidades étnico-raciais e perfis de pesquisa, ativismo, militância e criação artística para apresentar suas atuações e contribuições para a luta antirracista em São Paulo. O objetivo é traçar caminhos possíveis para a construção de táticas articuladas entre os movimentos e agentes, sendo a solidariedade entre os grupos minorizados uma delas. Inscreva-se para a oficina no LINK

4. Ciclos de Oficina: Mulheres nas artes – Ancestralidade feminina

Data: 26/11 das 15h às 16h30 Local: Museu Afro Brasil

Está oficina traz as Joias crioulas como ponto de partida para discutir identidade e comunicação visual, convidando os participantes a representarem os elementos que contribuem para sua própria identidade de forma abstrata e com diferentes materialidades, explorando cores e texturas, com base nas obras do artista Tchif. Inscreva-se para a oficina no LINK.

5. Oficina de Abayomis: Laços de Afeto e Resistência

Data: 22/11 ás 15h – Local: Casa das Rosas

Oficina de confecção de bonecas Abayomis — símbolos de resistência e afeto criados pela artesã Lena Martins na década de 1980, inspirados em tradições africanas. Feitas manualmente com retalhos e nós, as Abayomis remetem às mulheres negras que, durante a diáspora africana, criavam bonecas para acalentar seus filhos. A oficina propõe um exercício de criação, memória e identidade, promovendo o fortalecimento da autoestima e o reconhecimento da herança afro-brasileira.

6. Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo 

Data: 15/11 às 11h; 22/11 às 15h Local: Museu da Lingua Portuguesa – Grátis

Visita guiada pelo prédio da Estação da Luz, sede do Museu, e aborda a participação da mão de obra negra na construção civil na capital paulista, em especial no bairro da Luz.  

7. Imagens negras: representações no Museu Paulista

Data: 02, 09, 16, 23 e 30/11 às 14h Local: Museu do Ipiranga

A visita Imagens negras: representações no Museu Paulista propõe um debate sobre as formas de representação de pessoas negras na história brasileira a partir das obras do acervo do Museu Paulista. O percurso parte dos retratos de Adrien Henri Vital Van Emelen — pinturas das décadas de 1930 e 1940 que retratam pessoas negras e indígenas — e se estende ao diálogo com produções artísticas contemporâneas do território de São Paulo. Inscreva-se para a oficina no LINK.






Read Previous

Vaga de Pessoa Estagiária na área de Literatura – IMS Rio

Read Next

Flauta no bolo: A Serenata de pés para o ar