Das releituras à criação Desenho Diverso/ Desenho Fluído, de Gisele Gobbo, ensaio aberto, dia 31.10.2025(9hs), Centro Cultural Tendal da Lapa

No dia 10 de outubro de 2025 e no dia 31 de outubro de 2025 ( manhã das 9:00 hs) acontecerá dois ensaios abertos e a montagem da performance “Das Releituras à criação: Desenho Diverso / Desenho Fluído – performance em processo”, de Gisele Gobbo. A artista está na Ocupação desde maio às sextas-feiras no Tendal da Lapa, (sala 1 manhã, das 9 às 12 hs). Este projeto surgiu a partir “Das releituras à criação”, pelo qual ocorreu a construção de diversos desenhos com performance, onde houve releitura e recriação de desenhos de corpos, produzidos pela artista em 2008, 2016 e 2023, esta performance aconteceu no Open Studio – Ed. David Cury(em março de 2023), na proposta do Studio Performance, de Ben A. J. Roberts.). Durante o processo apareceram diversos momentos na sua construção, o primeiro foi uma releitura, no segundo desenho começou a se modificar e no terceiro houve à inspiração para a criação de diversos desenhos corporais.
Na Ocupação do Tendal da Lapa a performance se ampliou e o desenho corporal que era somente do busto e da parte superior do corpo, se desdobrou em vários movimentos corporais que um sobreposto ao outro no mesmo papel, houve uma espécie de jogo. No início, o que era um movimento corporal representado no desenho se incorpora com outro desenho sobreposto, ressignificando a obra, em alguns momentos estes movimentos se desencontram e em outras vezes sincronizam.

Minibiografia:

Gisele Gobbo é artista visual com formação em Artes Visuais e licenciatura em Arte no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Seus pensamentos são projetar suas ideias em museus, com diversidades de suportes e materiais. Também construir novas linguagens, que estão entre fotografia, audiovisual, desenho, pintura e com técnicas híbridas.
Servidora pública na Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, atua como docente na área de arte. Colunista Voluntária de Arte no site Click Museus. Participou da exposição Convocatória para um Mobiliário Brasileiro-Masp -Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e também no Centro Cultural Mestre Assis participou da exposição “Universo Feminino”, em Embu das Artes, e uma exposição individual neste mesmo Centro Cultural em 2023. Em 2024, participou no Festival de Fotografia de Paranapiacaba, e também foi publicado o trabalho “Das Releituras à criação”, na 5ª edição Uma Revista Coletiva. Em 2025, de maio à outubro, está sendo realizada a Performance com desenho “Das releituras à criação: Desenho Diverso/ Desenho Fluído”, no Centro Cultural Tendal da Lapa, por meio da secretaria de Cultura, Prefeitura de São Paulo.

https://www.instagram.com/p/DPUq9NODTLV/?igsh=dmtuYzFwMzVwNHMx

Read Previous

Museu das Favelas: Exposição: Poeta Sergio Vaz – Grátis

Read Next

Oficina de Bordados pelo Mundo – Sesc 24 de Maio – Grátis