Festival Luz, Câmera e Close de Música no Cinema
Celebrando a força da música como protagonista no audiovisual, evento traz mostra de filmes, painéis, sessão de cinepiano, masterclass, performances e homenagem ao filme “Cidade de Deus” e grandes mestres das trilhas sonoras
Nos dias 14 e 15 de novembro, a CAIXA Cultural São Paulo recebe a terceira edição do Festival Luz, Câmera e Close de Música no Cinema. Idealizado e produzido por Paulo Bastos, da PBO Entretenimento, e com a curadoria de Tony Berchmans, o FLCCMC 2025 reafirma sua vocação em destacar a música como elemento central da narrativa audiovisual, criando pontes entre gerações e linguagens artísticas.
A programação, dividida em dois dias, propõe uma imersão no universo da música de cinema, com painéis, performance audiovisual, sessão de cinepiano, masterclass e debates, que aproximam o público de grandes compositores, diretores e técnicos do setor, além da mostra de filmes.
Na abertura, sexta, dia 14 de novembro, o destaque é a mostra de filmes documentais sobre grandes mestres da música de cinema com breve introdução do curador sobre cada um dos filmes.
No sábado, 15 de novembro, a CAIXA Cultural recebe uma programação intensa, que inclui o painel Música narrativa para novas tecnologias, com Mateus PolaM e Fernando Pepe, e a performance audiovisual do compositor e instrumentista Teco Fuchs com participação do artista visual Diogo Marques e do celista Júlio Pelloso. Também estão previstos o painel O Som do Cinema – Edição e Mixagem, com João Victor dos Santos e Guta Roim, e o debate A música de cinema – Panorama Brasil, reunindo Plínio Profeta, Lucas Marcier e Dainara Toffoli.
O ponto alto do sábado será a exibição do clássico Cidade de Deus (2002), seguida de debate com os compositores Antonio Pinto e Ed Côrtes, com a participação em vídeo do diretor Fernando Meirelles, em celebração aos 23 anos do filme que marcou a história do cinema nacional e internacional.
O Festival Luz, Câmera e Close de Música no Cinema surgiu em 2017 para homenagear figuras e temas do audiovisual brasileiro. A primeira edição, realizada entre 2017 e 2018 no CCBB-SP, foi dedicada a Fernando Faro, criador do programa Ensaio, e contou com mostra audiovisual, painéis com jornalistas renomados e shows temáticos com artistas como João Donato, Toquinho, Leci Brandão e Ná Ozzetti, além de convidados da nova geração.
A segunda edição, realizada online durante a pandemia, teve como tema Música no Cinema e homenageou Ennio Morricone. A programação incluiu performances, painéis, cinepiano, workshops e shows, com participação de nomes importantes da trilha sonora como André Abujamra, Antonio Pinto, Tony Berchmans e Alexandre Guerra.
3º FESTIVAL LUZ, CÂMERA, CLOSE DE MÚSICA DE CINEMA
Datas: 14 e 15 de novembro (sexta-feira e sábado)
Local: CAIXA Cultural São Paulo Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo
Ingressos: entrada gratuita, com distribuição de ingressos 20 minutos antes do início de cada evento, na recepção, ou via inscrição prévia online: pelo link disponibilizado nesta página
Sujeito a lotação da sala
Recomendação Etária: 16 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa nos canais oficiais da Caixa
Instagram: @caixaculturalsp
Informações: (11) 3321-4400 | @luzcameraeclose
Patrocínio: CAIXA E GOVERNO FEDERAL
Fonte e texto: Caixa Cultural
Comentários