Professora Betania Dantas é semifinalista do Prêmio Jabuti com obra sobre humor gráfico na alfabetização
A educadora e pesquisadora Betania Dantas é professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e, acaba de ser reconhecida como semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, na categoria Educação e Ensino, com a obra “Humor gráfico na alfabetização visual”, publicada pela Editora Contexto.
O Prêmio Jabuti é o mais tradicional e prestigiado reconhecimento da produção intelectual e literária do Brasil, e a seleção da obra entre os semifinalistas ressalta a relevância da proposta de Betania, que une arte, linguagem e educação de forma criativa e provocadora.
SAIBA MAIS SOBRE O LIVRO NO LINK
Quem é Betania Dantas
Betania Dantas é autora de livros sobre educação, arte e memória. Atuou na educação básica e superior nas redes pública e privada de ensino e nas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. É graduada em Educação Artística – Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes, mestra em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Foi premiada pelo Arquivo Histórico Municipal da Cidade de São Paulo com a obra História dos Bairros de São Paulo. Produziu um dos painéis para o Centenário da Escola Prudente de Moraes, participou também em múltiplas linguagens das artes. Ministra cursos de arte para educadores, sendo atualmente professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). (editora contexto)
Sobre a obra
No livro “Humor gráfico na alfabetização visual”, Betania propõe o uso de tirinhas, charges, cartuns e outras linguagens gráficas como ferramentas essenciais no processo de formação leitora e letramento visual. A obra oferece reflexões teóricas, sugestões práticas e experiências que mostram como o humor, além de entreter, pode educar e provocar análises profundas sobre o mundo.
Mais do que um recurso complementar, o humor gráfico é apresentado como uma linguagem autônoma, capaz de dialogar com os temas mais diversos da realidade social e política — especialmente dentro da escola.
Reconhecimento necessário
Estar entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti é uma conquista significativa, que reforça a importância de ampliar os repertórios pedagógicos e considerar outras formas de linguagem na educação. O livro de Betania Dantas nos convida a olhar com mais atenção para o poder das imagens e do humor como ferramentas educativas — algo cada vez mais necessário em tempos de letramento múltiplo.
Foto: Revistapirralha
Comentários