ITAÚ CULTURAL – Oswald de Andrade é homenageado pelo Ocupação – Grátis

abertura
quarta 23 de outubro
às 19h30

Essa exposição é de comer? Sim. A partir do dia 23 de outubro, às 19h30, o programa Ocupação homenageia um autor que propôs a devoração como forma de fazer a cultura, Oswald de Andrade (1890-1954). Com uma obra que se espraia por prosa, poesia, teatro e jornalismo, Oswald foi um dos fundadores do modernismo no Brasil; sua obra, marcada pela provocação, pelo vanguardismo e pelo engajamento, impactou o concretismo e o tropicalismo e influencia a cultura brasileira até os nossos dias.

Na abertura, ocorrem declamações de textos oswaldianos pela atriz Lilian de Lima e um pocket show do grupo Kyreymba Kuery. A mostra permanece em cartaz até 23 de fevereiro de 2025.

Esta Ocupação reúne manuscritos de Oswald e edições históricas dos seus livros e dos periódicos que organizou, como O Pirralho e O Homem do Povo (feito com a poeta e jornalista Patrícia Galvão, a Pagu); cartas e outros documentos que exibem a rede de profissionais em torno dele; fotografias e outros materiais que delineiam a sua vida e suas relações afetivas. Ao passo que o conjunto apresenta um perfil de Oswald, dá a conhecer o panorama artístico e intelectual da época, em um quadro no qual se destacam nomes  como o dos escritores Manuel Bandeira, Mário de Andrade, do filósofo Albert Camus e, em especial, da pintora Tarsila do Amaral, que, como Pagu, influenciou muito o seu horizonte criativo.

Outro destaque são os registros de O rei da vela (1965), montagem do Teatro Oficina de uma dramaturgia oswaldiana que é um marco das artes cênicas brasileiras. Entre esses materiais, está a projeção de O rei da vela (1982), filme que registrou o espetáculo, e que, a partir de 23 de outubro, estará também disponível na Itaú Cultural Play.

Além desse conteúdo, é apresentada uma série de entrevistas: com a filha de Oswald, Marília de Andrade; com seus biógrafos, Maria Augusta Fonseca e Lira Neto; e com os artistas cênicos Zé Celso (1937-2023), Renato Borghi e Ítala Nandi, que integraram a peça histórica do Oficina.  E também é possível experimentar o texto de Oswald na Ocupação, seja lendo sua prosa ou os seus poemas, seja assistindo a um vídeo-performance inspirado em dois manifestos do autor.

Com direção de Rodrigo Mercadante, o vídeo recria, com recursos audiovisuais, o Manifesto da poesia pau-brasil (1924) e o Manifesto antropófago (1928), trazendo leituras das atrizes Vicka Matos, Alice Guél, Ymoirá Micall, Priscila Magella e Thaís Dias, e trilha do Kyreymba Kuery.

Publicação e site

Realizada em homenagem a um autor que, para além do teatro e da literatura, atuou como jornalista por toda a vida, nada mais justo que a Ocupação Oswald de Andrade tenha seu jornal. Na mostra, estará disponível a publicação impressa O Oswaldo, com textos que abordam a sua produção jornalística (desde a poesia de vanguarda até a política e o periodismo cultural) e os impactos da noção de antropofagia criada por ele. Colaboram nela os pesquisadores Vera Maria Chalmers, Marcos Moraes, Joselia Aguiar, Gisely Hime e Alexandre Nodari. Além disso, O Oswaldo conta com tirinhas do Oswaldinho, criado pelo cartunista André Dahmer.

Junto à abertura da exposição, também será lançado um site com parte do conteúdo da mostra e material exclusivo. Acesse em itaucultural.org.br/ocupacao.

Ocupação Oswald de Andrade
de quarta 23 de outubro, às 19h30, a domingo 23 de fevereiro