Olá! O Museu do Pontal apresenta nos próximos dias 19 e 20 de fevereiro de 2022, das 15h às 18h50, 21 apresentações de um mini espetáculo interativo, de dez minutos cada, do Teatro de Sombras – Além da Tempestade, com o Coletivo Paraíso Cênico, de Sabrina Paraíso e Priscila Paraíso. Para seguir o protocolo anti-Covid, cada apresentação terá no máximo dez participantes, de uma mesma família ou grupo de amigos. O uso de máscara é obrigatório durante a permanência no Museu. Os ingressos são gratuitos ou por contribuição voluntária e devem ser retirados na recepção do Museu do Pontal.
Na história Além da Tempestade, utilizando o guarda-chuva como tela, um marinheiro entra numa tempestade e passa por sereias cantoras, peixinhos encantadores e mares agitados. Cenários, músicas, história, bonecos e produção são uma criação autoral do Coletivo Paraíso Cênico. Após passar spray de álcool gel nas mãos, os participantes poderão brincar junto com o teatro, e manusear objetos que têm a ver com a cena.
A programação educativa e cultural do Museu do Pontal oferece ainda duas outras atividades: Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira e o Baú de Brinquedos Populares. Essas duas ações também permitem o protocolo anti-Covid de evitar aglomerações.
Para essas duas atividades recomenda-se agendamento prévio pela plataforma Sympla, onde se pode também garantir o ingresso ao Museu do Pontal, gratuito ou com contribuição voluntária.
Excepcionalmente, nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2022, as seis exposições do Museu do Pontal estarão abertas à visitação até as 22h30.
O conjunto de exposições tem o título “Novos Ares! Pontal Reinventado”. Uma é de longa duração, e as outras cinco são: Brincares – Brincadeiras e brincantes; Terra/Terra – O Jequitinhonha e suas tradições; Entre beiras e margens – Fogo, água, ar; Poética da criação; e Devoções.
As exposições também oferecem obras e jogos interativos para todas as idades, como o jogo digital interativo de danças brasileiras, em que o participante aprende passos de frevo, jongo, carimbó, chula ou funk. Ao final, o novo bailarino é avaliado e sua nota é enviada por e-mail, junto com um vídeo da brincadeira.
Fonte e Texto: Museu do Pontal