A Casa Modernista da Rua Santa Cruz, foi projetada pelo ucraniano Gregori Warchavchik em 1927 e construída em 1928, é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil.
Essa construção foi inicialmente projetada para ser a residência Warchavchik e Mina Klabin, sua esposa, filha de um grande industrial da elite paulistana. Além da edificação, o jardim também merece destaque: ele foi projetado por Mina Klabin, e teve o uso pioneiro de espécies tropicais.
Em 1935, a casa passou por uma reforma, quando o arquiteto procurou adequá-la para a família que crescia, ao mesmo tempo em que experimentava alterações na lógica da circulação e no arranjo dos ambientes.
O casal promoveu algumas alterações pequenas na construção, porém o conjunto manteve-se com as mesmas feições até os dias de hoje. A família residiu ali até meados dos anos 1970, quando vendeu a propriedade. Em 1983, uma construtora apresentou um projeto para implantar na área um condomínio residencial, combatido imediatamente pela população local, que criou a “Associação Pró-Parque Modernista”, mobilizando-se pela defesa da casa e de sua área verde. Em 1984, o Condephaat tombou o conjunto, seguido pelo Iphan e, posteriormente, pelo Conpresp. Atualmente a Prefeitura do Município de São Paulo passou a ser responsável pelo imóvel, que funciona como um Museu.
Para conhecer mais sobre a contemporaneidade e sobre São Paulo, dê um pulinho na Casa Modernista!
Comentários