7 Mulheres famosas da História da Música

Nós do Click Museus passamos um pente fino e resolvemos falar sobre cantoras e compositoras famosas da História da Música, mas não se confunda, pois elas não são as únicas.

Cantora Cigana Monika Lakatos

Monika Lakatos é uma cantora que nasceu em Budapeste em uma família de cultura Romani. Sua principal habilidade está no canto, a qual ela aprendeu sozinha, sem nenhum tipo de educação formal.

Mas isto não impediu que a suavidade da sua voz e a sua veia artística aflorasse de maneira incrível. Tanto que acabou se juntando aos seus primos em uma banda que tinha palco no Holdvilág Studio Theatre de maneira recorrente.

Pouco tempo depois seu atual marido entrou na banda para fazer acompanhamentos com o violão.

O dono do teatro os inscreveu sem que eles soubessem no programa de talentos húngaro “Ki mit tud?”. Entretanto, foram selecionados para se apresentar e entraram com o título de banda como “Monika Lakatos e as crianças da Lua”.

Eles ganharam a categoria de música Folk e começaram uma carreira interessante, entretanto ela decidiu se retirar dos palcos para cuidar da sua filha recém nascida. Seu marido se manteve no mundo da música se aliando à banda “Romano Drom”.

Mas a artista não conseguiu ficar muito tempo longe dos palcos, e em 2004 acabou se juntando ao seu marido e fundando a banda Romengo. Onde até hoje conquistam um bom público em toda a Europa.

Chegaram recentemente a alcançar o top 10 das mais tocadas na Europa inteira, e já conseguiram compor músicas para filmes.

Compositora Luedji Luna

Esta é mais uma grande compositora de voz suave e envolvente. Luedji entrega um ótimo ritmo completamente único e com canções e poesias criadas por ela mesma.

Chiquinha Gonzaga

Francisca Edviges Neves Gonzaga, também conhecida como Chiquinha Gonzaga, foi compositora, instrumentista, feminista e regente, nasceu em 17 de outubro de 1847 e morreu em 28 de fevereiro de 1935, no estado do Rio de Janeiro.

Em prol da abolição da escravidão ela envolveu-se com a pítica. Após a separação ela deu aulas de piano e frequentava rodas de choro juntamente com o flautista Joaquim Antônio da S. Callado.

Então, em 1877 Chiquinha Gonzaga compôs a música “Atraente”, e esse foi o seu primeiro grande sucesso, conhecida e cantada por todo brasil, por escravos, e infelizmente a própria família não apoiava o seu trabalho.

Clara Schumann

Clara Josephine Wieck ela foi uma figura de destaque na música romântica alemã. Nasceu em 13 de setembro de 1819 em Leipzig e morreu em 20 de maio de 1896. Desde os 13 anos ela começou sua carreira como pianista.

Decidida de sua opção sexual casou com Clara, onde em sua véspera de casamento ela homenageia a sua esposa o ciclo de canções Myrthen, onde a primeira do ciclo foi Widmung, que é uma das mais aprazíveis e que tornou-se bastante conhecida.

Mc Sofia

Então, não poderíamos deixar de falar de compositoras femininas da cultura negra. Onde devemos citar sem sombra de dúvidas a Mc Soffia.

Primeiramente é importante dizer que ela é uma rapper de talento e que já tem marcado uma carreira com indicações a premiações das mais variadas.

Mas não podemos esquecer de falar de participações importantes, inclusive da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio.

Nory Kaiapo

Esta é uma artista que faz parte da etnia Kayapó e vive no estado do Pará, município de Novo Progresso.

Seu canal do Youtube já conta com mais de 20 mil seguidores e está crescendo com bastante velocidade.

Por mais interessante que seja, sua “pegada” musical é o funk indígena, e ela teve seu maior destaque até o momento com seu álbum chamado Hina Hina.

As composições são feitas na linguagem nativa dela, além de ter letras conscientes.

Clementina de Jesus

Filha de capoeirista, e descendente da nação Banto, fora criada ouvindo sua mãe contar jongos, corimás, lundus e cantos de reisado de folias, o que teve grande influência em suas apresentações.

Clementina de Jesus acompanhou o surgimento da escola de samba Portela e iniciou sua carreira aos 62 anos, cantando em bares do Rio do janeiro acompanhada, esporadicamente, por Pixinguinha, João Bosco, entre outros.

Sempre fora recebida com muita admiração em todos os festivais que participou, inclusive com plateias internacionais.

No mais é isso, esperamos ter acrescentado um pouco mais de cultura para o seu dia a dia. Mas se ainda houver alguma dúvida, basta entrar em contato, ok?

Theatro Municipal- Vaga Educador (a) Bilíngue

Liga Solidaria- Vaga Educador