Museu das Culturas Dom Bosco abre agenda para visitas virtuais guiadas
Yakhcal: a geladeira de 2500 anos atrás
Se você vivesse há 2500 anos no deserto, como poderia fazer gelo para beber algo gelado e se refrescar? Bem, os antigos engenheiros persas desenvolveram uma maneira. Eles criaram uma tecnologia inovadora de armazenamento que permitia às pessoas armazenar gelo bem no meio do deserto quente e árido. Além disso, era uma técnica fácil e barata de montar. Mas como eles fizeram esse tal “refrigerador”?
O Yakhcal, nome dado ao “refrigerador”, consistia de uma cúpula gigantesca de tijolos de barro com 18 metros de altura. No entanto, no interior, abaixo do solo, escavavam um espaço de cerca de 5.000 m³. Então, o cercavam com paredes muito grossas, de cerca de dois metros. Essas paredes eram feitas de sarooj, uma mistura de areia, argila, clara de ovo, limão, pelo de cabra e cinza. Assim, essa argamassa formava uma estrutura muito resistente ao calor e, também, impermeável.
Além disso, a estrutura tinha um sistema de ventilação através de coletores de vento. Assim, formava um completo sistema de resfriamento por evaporação. Dessa forma, o gelo e os alimentos conseguiam ficar frios ou congelados enquanto estivessem armazenados nas câmaras subterrâneos do Yakhcal. O resultado, portanto, era: quanto mais fundo, mais frio.
Mas a engenhosidade não acaba por aí. No fundo do “refrigerador”, construíam trincheiras que coletavam a água proveniente do gelo derretido. Em seguida, essa água era congelada novamente durante a noite, aproveitando as temperaturas noturnas frias do deserto. O processo se repetia e, assim, se formava a primeira geladeira gigante.
Atualmente, é possível ver alguns Yakhcal preservados no Irã e no Tajiquistão.