Museu das Culturas Dom Bosco abre agenda para visitas virtuais guiadas
Museólogo – Instituto de Desenvolvimento e Gestão
(vaga Exclusiva para Pessoas Negras e Indígenas)/São Paulo/Faixa salarial a combinar
Descrição:
Somos uma Organização Social privada sem fins lucrativos que realiza a gestão de projetos de interesse público, além de desenvolver e implementar projetos culturais e ambientais. Atualmente realizamos a gestão do Paço do Frevo no Recife, local de salvaguarda desse patrimônio da Humanidade, do Museu do Amanhã, do Fundo da Mata Atlântica, do Cais do Valongo, todos no Rio de Janeiro e em São Paulo, teremos o Museu das Favelas.
O Museu das Favelas está sediado no Palácio dos Campos Elíseos, edifício tombado e localizado na região central da cidade de São Paulo.
Este museu está em processo de construção coletiva, e para isso, propõe uma série de ações em busca de aproximação, diálogo e reflexão com diferentes interlocutores do país. Buscamos um espaço que nasce ecoando vozes, lutas e memórias das favelas, constituídas através do canto, da fala, da pesquisa, da festa e do jogo, e de tantos que vieram antes de nós. Estamos trabalhando para tornar este museu um local de acolhimento e experiências, para que a partir do encontro possamos juntos construir o chão que queremos pisar e viver.
Somos parte da importante rede de museus do Estado de São Paulo e buscamos nos conectar com pessoas que entendam que o caminho para a mudança precisa passar pelas experiências e memórias das favelas.
Do que você precisa para trabalhar com a gente?
Antes de tudo, você precisa valorizar o compartilhamento, trabalho em equipe, resiliência e comprometimento. É preciso também compreender o valor da diversidade e da equidade nas equipes de trabalho e na sociedade como um todo.
Aqui nós cuidamos de potenciais transformadores na vida das pessoas, que são a cultura, a educação e o meio ambiente.
Nós sabemos que atuar nessas áreas em nosso país é desafiador, mas nós não somos conhecidos por abandonar batalhas nem por desistir dos nossos sonhos. E é isso que esperamos de você!
Em alinhamento aos nossos valores institucionais, temos o comprometimento com a promoção da equidade e representatividade nas nossas equipes.
Entendemos que a diversidade fomenta a inovação e o IDG se posiciona como agente desta transformação social e deste incentivo pela inclusão.
O IDG nas pautas de inclusão social, diversidade e na promoção da equidade.
Agora vamos falar sobre a vaga de Museólogo – Preferencial para Pessoas Negras ou Indígenas
Quais as principais atividades dessa posição?
- Desenvolver processos, implantar e aplicar metodologias de salvaguarda, orientando e acompanhando os procedimentos relacionados ao mapeamento de referências patrimoniais e ao fluxo do acervo, atentando para os direitos autorais e de personalidade envolvidos;
- Manter-se atualizado quanto às políticas difundidas pelo (CIDOC/ICOM), UPPM e pelo IBRAM buscando referências, normas e diretrizes nacionais e internacionais que auxiliem o trabalho com o acervo, com ênfase em acervos digitais e referências patrimoniais;
- Elaborar estudos técnicos e diagnósticos para gestão do acervo, além de auxiliar em relatórios de atividades incluindo os de prestação de contas;
- Acompanhar a diretoria e coordenação em visitas a instituições culturais e/ou de pesquisa, bem como acompanhar a equipe em viagens ou quaisquer deslocamentos realizados para os fins de pesquisa e prospecção de acervos e projetos;
- Executar outras atividades afins e correlatas, de acordo com as necessidades ou por solicitação da coordenação ou diretoria.
- Ser ponto focal do Museu das Favelas com outras instituições museológicas ou de memória para atividades de integração, articulação e formações de redes.
Formação:
Superior Completo em Museologia e/ou Pós-Graduação ou MBA em Museologia – com Registro Profissional (COREM) ativo
Idiomas:
Inglês – Nível Intermediário
Outros requisitos:
Experiência e Conhecimentos exigidos:
Ter experiência na função, em Museus;
Conhecimento avançado no pacote Office;
Ter atuado de forma participativa em projetos voltados a Comunidade e as Relações sociais;
Será um diferencial conhecer e/ou ter atuado na prática com a Política Estadual de Museus de SP.
Idioma:
Inglês Intermediário;
Desejável conhecimento em espanhol