Museu das Culturas Dom Bosco abre agenda para visitas virtuais guiadas
Bibliotecário-IDG
Bibliotecário
Faixa salarial a combinar São Paulo Regime CLt
Assistência médica Assistência odontológica Vale-alimentação Vale-refeição Vale-transporte
Agora vamos falar sobre a vaga de Bibliotecário!
Quais as principais atividades dessa posição?
- Atender e acolher o público visitante e pesquisadores, presencialmente na Biblioteca e virtualmente, pelos canais digitais (email, banco de dados, etc).
- Desenvolver os processos de salvaguarda de documentação biblioteconômica, garantindo a manutenção e o aprimoramento da organização do acervo da Biblioteca do Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca do Museu das Favelas (doravante CRIA).
- Inscrever a Biblioteca do Museu das Favelas no Sistema Estadual de Bibliotecas (SISEB – https://siseb.sp.gov.br/) e outros sistemas atrelados aos governos estadual (SP) e federal, mantendo as informações cadastrais atualizadas e participando de reuniões da área, reportando ao Coordenador as devidas atividades.
- Contribuir com a elaboração e cumprimento da Política de Gestão de Acervos do Museu das Favelas.
- Criar normas para aquisição/empréstimo/descarte de acervo bibliográfico e da midiateca, bem como estabelecer os padrões para classificação do acervo conforme diretrizes técnicas da área de biblioteconomia.
- Contribuir para o desenvolvimento do software para gestão de acervos (banco de dados), observando os parâmetros técnicos da área de biblioteconomia.
- Realizar o inventário e executar atividades técnicas de classificação, catalogação e de indexação do acervo da biblioteca e da midiateca nos sistemas e dispositivos de documentação (planilhas e/ou banco de dados), controlando a documentação atrelada ao acervo, incluindo processos de aquisição/empréstimo/descarte.
- Realizar os procedimentos de acondicionamento de conservação preventiva do acervo bibliográfico e da midiateca.
- Etiquetar os livros e inseri-los nas prateleiras para consulta.
- Propor e colaborar com a criação de programas e projetos atrelados ao Programa de Gestão de Acervos, ao Programa de Exposições e Programação Cultural e Programa Educativo do Museu das Favelas, como por exemplo: Clubes de Leitura, Ações de Formação de escritores, leitores, Oficinas de escrita, Contação de Histórias, dentre outras.
- Realizar relatórios de prestação de contas, conforme previsão do Contrato de Gestão, bem como outros relatórios gerenciais pertinentes à área.
- Apoiar os processos de gestão documental e arquivística do Museu das Favelas.
- Eventualmente, participar de projetos conjuntos com outras instituições parceiras com contribuições técnicas para o desenvolvimento de atividades de preservação das memórias das favelas
- Apoiar a produção de eventos e encontros a serem realizados pela biblioteca no Museu como lançamentos de livros, saraus e rodas de conversa.
Qual a formação exigida para desempenhar essa função?
Superior Completo em Biblioteconomia com inscrição ativa no Conselho Regional de Biblioteconomia.
O que é necessário para esta vaga?
- Atuação prévia com projetos e/ou instituições relacionados a temas como: Sociedade, Diversidade, Direitos humanos e inclusão;
- Atuação prévia com gestão de acervos, documentação e gestão de bibliotecas.
- Desejável experiência em CDD – Dewey Decimal Classification e/ou CDU (Classificação Decimal Universal)
- Conhecimentos das Normas da ABNT e AACR2
- Desejável habilidade na elaboração de projetos na área de atuação.
- Desejável conhecimentos em Pacote Office (Word, Power Point, Excel, Outlook, Publisher) e ferramentas de banco de dados.
Escala de trabalho: 6×1
Quero me inscrever nessa vaga CLICK AQUI
O CLICK MUSEUS desenvolveu o APP VAGAS CULTURAIS, disponível para Android . Através desse aplicativo é possível buscar vagas de emprego exclusivamente no setor da cultural a nível nacional.
É possível também salvar as vagas preferidas, CLICK AQUI e baixe agora o APP