Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Rua do Lago, 876 – Butantã, São Paulo.
Datas: 14/08/2023 das 14:00 às 19:00 e 15/08/2023 das 09:00 às 12:00.
Temos o prazer de convidá-los para o workshop “Caminhabilidade, Paisagem Noturna e a Valorização dos Patrimônios Urbanos: Percepções e conexões da Metrópole”, especializado na análise das relações entre os aspectos físicos, móveis e de patrimônio cultural na região central da cidade de São Paulo. Este evento, realizado em parceria entre FAUUSP, UNIFESP, ENSA Lyon e UFF, tem como objetivo discutir o papel sociocultural dessa região; que por sua vez, também é indutor do comércio e do turismo da localidade.
Este evento tem como objetivo analisar as relações entre os aspectos físicos e móveis na região central da cidade de São Paulo, a qual desempenha um papel importante como referência cultural e comercial, atraindo turistas e trabalhadores de diversas localidades. Para garantir o bem-estar dessas pessoas, é crucial contar com uma infraestrutura de qualidade, abordando questões como acessibilidade, conforto, segurança e transporte.
O evento propõe discutir e analisar os seguintes temas: caminhabilidade, paisagem noturna e interação dos edifícios de valor cultural com o seu entorno e as pessoas que os frequentam. Serão realizadas análises dos locais e discussões sobre as atividades e dinâmicas que ocorrem nesses espaços. A acessibilidade, conforto, segurança e relações sociais serão considerados durante o evento.
O evento será composto por uma palestra introdutória, seguida da caminhada prática pelos locais analisados. Sugere-se que a caminhada tenha início na Praça da República, percorra as avenidas São Luís e rua da Consolação passando pela Biblioteca Mário de Andrade e pelo Viaduto do Chá, encerrando-se em frente ao Theatro Municipal.
A proposta é realizar uma caminhada no final da tarde para observar questões relacionadas à visibilidade, conforto e segurança do espaço. Isso permitirá compreender o comportamento dos espaços com a luz natural e após o pôr-do-sol, investigando locais que geram insegurança e se essa sensação varia ao longo do dia.
No segundo dia do workshop, com a análise crítica dos locais, será realizada uma discussão sobre as percepções do local de acordo com as vertentes abordadas. O evento consistirá em discussões entre alunos e professores, explorando as sensações vivenciadas durante a caminhada e propondo soluções por meio de práticas de restauro e urbanismo, com o objetivo de valorizar a área.
Inscreva-se AQUI
One Comment
Legal! Alguns pontos muito validos! ótimo,
você está escrevendo este artigo com pontos positivos,
site é extremamente bom.