Você conhece os Sambaquis? – “Pré-História” Brasileira

Sambaqui é uma palavra na língua Tupi que significa amontoado de conchas. 

Os sambaquis são vestígios arqueológicos atribuídos à grupos indígenas que viveram no litoral brasileiro, em geral são formados por acúmulo de moluscos, ossos, machados, entre outros objetos. Eles possuem tamanhos e formas diferentes, a formação de sambaquis pode ajudar a identificar o desenvolvimento local pois além dos alimentos, nesses locais também eram descartados materiais utilizados no cotidiano da população. Os povos dos sambaquis, como eram chamados, viveram na costa brasileira, nos Estados Unidos, no Peru, no Chile e na Cordilheira dos Andes. O primeiro sambaqui estudado está na Dinamarca. Alguns sambaquis em países Europeus e no norte da África foram datados como de 4000 a 2000 a.C. 

No Brasil, existem sambaquis em vários pontos do litoral brasileiro, sendo que em Santa Catarina estão os maiores sambaquis do mundo. Nesse estado, existem sambaquis em todo o litoral, que chegam a ter 25 metros de altura e centenas de metros de extensão. Tem idade aproximada de 5.000 anos.

Há, no Museu das Culturas Dom Bosco, vestígios deixados pelas sociedades habitantes dos sambaquis. Entre em contato conosco para saber mais sobre essas e outras exposições.

Texto de Bianca Blanco

Visite o canal no Youtube do MCDB aqui:

Redes sociais:

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile