Palhaçaria e Circo: Uma Tarde em Família com Palhaços sem Fronteiras
Conheça a artista Anita Malfatti
Anita Catarina Malfatti nasceu em São Paulo em 02 de dezembro de 1889, pintora, desenhista, gravurista, começa a desenvolver-se artisticamente com o aprendizado que recebe de sua mãe Betty Malfatti. Estuda e se forma na Academia de Belas Artes de Berlim. Em 1914, com 24 anos, realiza a sua primeira exposição individual em São Paulo.
Anita Malfatti, artista modernista, fez parte do Grupo dos Cinco da Arte Moderna Brasileira. O ponto máximo do modernismo no Brasil ocorreu na Semana de Arte Moderna de 1922, momento de rompimento com os padrões estéticos que vigoravam na época. Muitos resistiram e criticaram essas mudanças e não podemos esquecer-nos de lembrar a mostra individual que Anita Malfatti realizou em 1917, importante fato para a construção e composição do cenário modernista.
Malfatti realizou viagens para estudar, teve contato com diversos artistas, influenciada pelo movimento expressionista alemão, incorporou tais características em suas obras.
Embora tenha recebido críticas ferrenhas, carregadas de preconceitos, como por exemplo o artigo de Monteiro Lobato, “A propósito da Exposição Malfatti” publicado em 1917 no jornal O Estado de São Paulo, conhecido como “Paranóia ou Mistificação”, crítica conservadora, com o propósito de atacar e polemizar os ares de mudança que o modernismo traria.
O Grupo dos cinco da Arte Moderna Brasileira, composto por Tarsila do Amaral, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade e a maravilhosa Mulher Anita Malfatti, não se deixou abater pela deficiência em sua mão direita, muito menos pelas críticas. Nos deixou suas obras e abriu caminhos para mudanças significativas no campo das artes brasileiras. Conheça mais sobre a luz dessa mulher brilhante!