Museu das Culturas Dom Bosco abre agenda para visitas virtuais guiadas
História da Vila Itororó – Confira Aqui
Um dos lugares mais antigos do Estado de São Paulo é a Vila Itororó, após muitos anos desalojada, ela foi restaurada e erguida ao longo do século 20. Este lugar carrega um marco na história no estado, e nós do Click Museus não poderíamos deixar o assunto de lado, não é mesmo?
Sendo assim, confira esta análise breve da história deste local marcante do estado.
História da Vila Itororó e sua localização
Localizado na Rua Martiniano de Carvalho, no bairro Bela Vista número 265, no estado de São Paulo, próximo ao bairro da Liberdade, este lugar é composto por um edifício e 37 casas.
Primeiramente podemos falar que ela recebeu esse nome em homenagem à nascente do Riacho Itororó, que era onde se localiza a avenida 23 de maio e que abastecia a piscina da Vila.
Vila de Itororó marcou a história de São Paulo por um lugar com muitas coisas novas da época que ninguém mais tinha, foi neste lugar que construíram a primeira piscina privada e o primeiro condomínio de casas do estado no século 20
Além disso, este local é um conjunto arquitetônico que ocupa uma área de 6.000 metros projetado por Francisco de Castro. Embora já tenha sido habitada, hoje este espaço tornou-se um patrimônio histórico para fins culturais, e desde 2013 está sendo restaurado.
Após o falecimento de Francisco, que não deixou herdeiros, essa vila foi leiloada, daí os problemas começaram, depois de tantas brigas do moradores e da prefeitura, o local foi restaurado e tornou-se um espaço cultural.
No ano de 2021 o projeto foi concluído e aberto para inauguração. Neste local a Vila Itororó ganhou vida com cores e com iluminação cênica da artista Lígia Chaim. Hoje o lugar recebe espetáculos como a peça de “Adoniran reencontra Elis na Vila”.
Mas e aí, gostou de saber mais sobre a história deste local?
Então deixe suas dúvidas e contribuições nos comentários.
Até a próxima!