Vidas em Cordel: Exposição do Museu da Pessoa entrará em cartaz no Museu da Língua Portuguesa

Com correalização do Museu da Língua Portuguesa, a mostra temporária apresenta histórias de vida contadas no formato de literatura de cordel e ainda conta com cabine interativa para o registro de depoimentos

A exposição itinerante “Vidas em Cordel” chegou a São Paulo e será inaugurada no Museu da Língua Portuguesa, no dia 2 de novembro. A mostra vai apresentar histórias de vida selecionadas do acervo e contadas no formato de literatura de cordel. 

Durante a visita, o público entrará em contato com biografias de nomes consagrados da cultura brasileira, como o escritor e líder indígena Aílton Krenak, e também de pessoas comuns. Entre elas, figuras emblemáticas do território da Luz, onde o Museu da Língua Portuguesa está localizado. Além disso, o projeto contará com uma cabine interativa, onde os visitantes poderão gravar depoimentos – as histórias compartilhadas são incluídas automaticamente no acervo do Museu da Pessoa. 

A curadoria é do poeta e cordelista Jonas Samaúma, do cordelista e pesquisador do folclore brasileiro Marco Haurélio, e da xilogravadora Lucélia Borges.  

Exposição Vidas em Cordel

🎟️ Entrada gratuita e acessível a todos os públicos
📍 Museu da Língua Portuguesa (Saguão B) – Praça da Luz, centro de São Paulo
🗓️ 02/11 a 16/02
⏰Terça a domingo, das 10h às 17h (permanência permitida até 18h)
🌐 Visitação digital: memo.museudapessoa.org/vidas-em-cordel

A mostra temporária “Vidas em Cordel”, uma correalização com o Museu da Pessoa, integra a Temporada 2024 do Museu da Língua Portuguesa, que conta com patrocínio máster da Petrobras, patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, e do Instituto Cultural Vale; com apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra, por meio do Instituto Ultra, da CAIXA e do UBS BB Investment Bank – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile